30.7 C
Mato Grosso
quinta-feira, maio 30, 2024
spot_img
HomeEsportesVanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Corinthians

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Corinthians

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Corinthians. Dois anos depois de comandar um time pela última vez na passagem pelo Cruzeiro em 2021, o profissional de 70 anos está de volta ao batente para assumir a prancheta deixada por Cuca. Recordista de títulos paulistas (9) e brasileiros (5), o treinador estava afastado do futebol. No ano passado, aventurou-se como candidato a senador por Tocantins, teve a inscrição removida pelo PSB. A estratégia surpreendeu até mesmo o então pré-candidato. Carlos Amastha, ex-prefeito de Palmas, assumiu o lugar dele.

“Quando a mudança começou a ser cogitada, não houve diálogo, houve pressão. Durante as últimas semanas fui instigado a declinar da candidatura, mudar para deputado federal e inclusive, abrir mão do fundo eleitoral. Não fui convidado a participar dos diálogos e fui isolado pela presidência. Deixo bem claro a todos que não tenho apego ao cargo de senador. Não haveria nenhum problema em ser candidato a outra vaga, como deputado federal, por exemplo, caso houvesse uma construção coletiva para tal”, afirmou Luxemburgo em comunicado à imprensa.

O contrato com o Corinthians vai até dezembro. Luxemburgo não era a primeira opção. A diretoria tentou Tite, Mano Menezes e Roger Machado, mas não conseguiu êxito nas negociações. Antes da derrota para o Palmeiras no sábado, circulou a informação de que o acerto com Roger estava encaminhado, mas isso não se confirmou. Na manhã desta segunda, Luxemburgo se reuniu com o Corinthians e topou retornar ao clube paulista. Ele comandará o treino de hoje e amanhã estreará contra o Independiente del Valle, atual campeão da Sul-Americana e da Recopa, na Neo Química Arena, em Itaquera.

É a terceira passagem de Luxemburgo pelo cargo. Em 1998, acumulou as funções de técnico do Corinthians e da Seleção Brasileira. Levou o Timão ao título do Brasileirão e pediu para sair a fim de se dedicar exclusivamente ao emprego na Confederação Brasileira de Futebol. Retornou ao clube para conquistar o Paulistão em 2001, e foi vice da Copa do Brasil em uma decisão duríssima contra o Grêmio de Tite.

O último título de Luxemburgo faz dois anos. Levou o Palmeiras à conquista do Paulistão justamente contra o Corinthians em uma decisão por pênaltis no Allianz Parque. O trabalho não engrenou no Brasileirão e ele foi demitido para a chegada do português Abel Ferreira. Um dos legados de Luxa foi o olhar para as divisões de base. Deu moral, or exemplo, aos volantes Danilo, Gabriel Menino e Patrik de Paula. O técnico retomará a carreira justamente em um torneio que jamais ganhou: a Libertadores. Ele nem sequer decidiu título do torneio continental.

Por Marcos Paulo Lima

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas