15.1 C
Mato Grosso
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomeMato GrossoRibeirinhos denunciam destruição de balsas durante operação interior de MT

Ribeirinhos denunciam destruição de balsas durante operação interior de MT

Áudios atribuido a ribeirinhos de Juara (693,4 km) denunciam agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por queimarem balsas durante operação de fiscalização integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com relatos, os veículos estariam operando ilegalmente na região. Nas mensagens encaminhadas pelo WhatsApp um homem alerta que equipamentos e uma residência foram destruídos.

“Estou atravessando a balsa aqui agora. Os cara da Sema, Ibama e os policia tacaram fogo na casa do Ari. Vi a fumaça de tarde lá da fazenda 3J e ainda achei estranho. Falaram que os cara avisou que vão queimar todas as balsa”, diz.

As denúncias ocorrem em meio a polêmica envolvendo a queima de equipamentos utilizados em crimes ambientes pelos órgãos de fiscalização. Nesta semana, um vídeo onde um produtor rural chora ao ver seu trator sendo queimado gerou comoção na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Os deputados Gilberto Cattani (PL), Wilson Santos (PSD) e repudiaram a ação. Os parlamentares apresentaram um Projeto de Lei para que os instrumentos utilizados irregularmente sejam doados para a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado.

Nas redes sociais, a presidente em exercício da Casa de Leis, deputada Janaina Riva, também afirmou que os produtores não podem ser tratados como “bandidos”. Segundo ela, a 

“Quero deixar uma reflexão pra vocês sobre a inversão de valores que está acontecendo no Brasil. Não vamos admitir que produtor seja tratado como bandidos no nosso Estado”, escreveu.

Outro lado

A redação tentou contatou com os órgãos de fiscalização, mas até o momento não obteve resposta. O espaço permanece aberto para qualquer manifestação. 

Por Allan Mesquita

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas