Serviço será ofertado por mais de oito horas com atendimento ininterrupto
Cuiabá registra apenas 20,37% da população vacinada contra a gripe neste ano, segundo atualização do Localiza SUS, até esta sexta-feira (26). Diante da baixa adesão, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam o “Dia D de Vacinação” neste sábado, das 8h às 16h30.
A vacina atinge três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B) e estará disponível para toda a população acima de seis meses de idade. É preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.
A meta é alcançar, principalmente, as 218.204 pessoas que compõem os grupos prioritários. Apenas 48.328 deste total foram vacinadas, o que corresponde a 20,52%.
Para adultos, o esquema é de dose única anual e as crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, podem tomar duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. O imunizante pode ser aplicado com outras vacinas, inclusive a da covid-19.
ÚLTIMOS DIAS DA CAMPANHA
A campanha contra a Influenza termina no dia 30 de maio. Os principais sintomas da doença são febre, dor de garganta, tosse, coriza, dor no corpo e dor de cabeça.
A vacinação do grupo prioritário reduz o número de internações, complicações e óbitos, uma vez que a influenza é uma infecção viral aguda, de alta transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório, levando a quadros graves da doença.
A oferta da vacina foi ampliada a toda população a partir de 6 meses de idade, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e visa reduzir a circulação viral na população. A vacina contra Influenza pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.
OUTROS SERVIÇOS
Na Unidade de Saúde da Família do Pico do Amorm Renascer e Pedregal serão ofertadas todas as vacinas do calendário, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta de CCO (Papanicolau) e pesagem para beneficiários do Bolsa Família.
A unidade do Baú/Lixeira vão ofertar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), pesagem do Bolsa Família e palestras.
Por Camila Ribeiro -HNT/Foto:Marcelo Camargo/Agência BrasilReprodução/LocalizaSUS