23.7 C
Mato Grosso
terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
HomeSaúdeServidores fazendários participam de campanha de doação de sangue nesta terça-feira (14)

Servidores fazendários participam de campanha de doação de sangue nesta terça-feira (14)

Hemobus, do MT Hemocentro, estará na Sefaz das 8h30 às 15h30 para coleta de sangue

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT), em parceria com o MT Hemocentro, realiza nesta terça-feira (14.11) uma campanha de doação de sangue em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. O Hemobus estará na sede fazendária, das 8h30 às 15h30, e os atendimentos serão por ordem de agendamento.

Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas aos servidores. Apesar de já estarem preenchidas, os interessados podem inserir o nome na lista de espera encaminhada por e-mail.

A campanha, que já teve outras edições em anos anteriores, é uma iniciativa que visa fomentar a importância da doação entre os servidores fazendários, bem como auxiliar no aumento do estoque disponível do banco de sangue do Estado.

De acordo com a Coordenadoria de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida (CSQV), da Secretaria Adjunta de Administração Fazendária (Saaf), as campanhas de doação de sangue são realizadas na Sefaz desde 2006. Até o momento, já foram realizadas 95 campanhas, resultando em mais de 4 mil bolsas coletadas.

“São campanhas extremamente importantes, que salvam vidas. É fundamental que os servidores se engajem com uma causa tão nobre como a doação de sangue não apenas nas campanhas promovidas dentro da Sefaz, mas incentivando amigos e familiares a se tornarem doadores”, afirma a secretária de Administração Fazendária, Radiana Clemente.

Além da Sefaz, o MT Hemocentro, único banco de sangue público estadual, fará campanhas de doação de sangue em parceria com outras instituições e empresas durante o mês de novembro. O objetivo é intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue, especialmente para o período de fim de ano quando há um aumento na demanda por bolsas de sangue.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde recomenda que o doador apresente um documento oficial com foto, tenha mais de 51 kg, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Lorrana Carvalho | Sefaz-MT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas