23.7 C
Mato Grosso
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
spot_img
HomeAgronegócioMáquina “faz tudo” chega ao Brasil e está mudando a agricultura; Vídeo

Máquina “faz tudo” chega ao Brasil e está mudando a agricultura; Vídeo

Agricultura mundial tem um novo aliado. O desenvolvimento de uma produção agrícola globalmente inovadora e holística com sistema baseado em um veículo transportador intercambiável de grande alcance acionado eletricamente, essa é a máquina NEXAT, lançada no ano de 2022 e que já opera em solo brasileiro. Isto mesmo, o “trator com sistema tudo-em-um” cuida de todas as etapas do trabalho, desde o cultivo do solo até a semeadura, proteção de cultivos e colheita. O mundo das máquinas agrícolas é algo que encanta os operadores e todos aqueles envolvidos no campo.

O NEXAT System Tractor, um veículo de transporte que que pode ser usado para todos os trabalhos de produção agrícola, desde a lavoura e semeadura até a proteção e colheita. Em vez do transporte convencional, são transportados os implementos para lavoura e cultivo. Isso leva a uma maior eficiência em comparação com as combinações de trator e implemento rebocado.

No Brasil a máquina está em testes, sendo testada com um operador no volante, considerando que a máquina é autônoma. Quem está gravando o vídeo – que pode ser visto ao final do conteúdo – é Dorair André Dognani da Fazenda Imbu, de Rondonópolis, o agricultor planta cerca de 18 mil hectares todo ano.

No vídeo e possível ver que o tempo de descarga da máquina impressiona o agricultor, em menos de um minuto a máquina consegue descarregar no caminhão mais de 24 toneladas de soja. Segundo informações a máquina foi trazida ao Brasil em uma parceria da NEXAT e Guimáquina Implementos Agrícolas que representa a Jacto na região de Rondonópolis, Mato Grosso. Confira o vídeo da operação no Brasil.

NEXAT System Tractor

A Agritechnica 2023, a maior feira mundial de tecnologia agrícola, está prestes a testemunhar a apresentação de uma verdadeira obra-prima da engenharia agrícola: o NEXAT System Tractor. Com seu tamanho impressionante, inúmeras funcionalidades e desenvolvimento inovador, este trator promete definir um novo padrão na agricultura moderna. Cabe lembrar NEXAT foi oficialmente indicada para o prêmio 2023 vencedor do conceito de agrofuturo. Na Nexat-Systemtraktor as ferramentas para o trabalho na lavoura são transportadas em vez de serem puxadas como de costume e para trocar de módulo/função uma pessoa consegue fazer sozinha, em menos de 10 minutos.

Isso aumenta a eficiência em comparação com combinações de tratores. Na versão de 14 metros, 95% de toda a área cultivável nunca sofre compactação, devido ao sistema, que abre um alto potencial de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente, além do peso da máquina ser menor, até 40% menos

A máquina é um colosso em tamanho e potência. Projetado para enfrentar as tarefas mais desafiadoras da agricultura, ele se destaca por sua presença imponente e capacidade de trabalho incansável. Concebida como autônomo, sem operador, o trator consta com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo.

Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. O trator é elétrico.

É utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas atuais. Atualmente, os geradores são alimentados por dois motores diesel de 550 cv, controlados de forma independente, mas o sistema já está preparado para operação com célula a combustível, com hidrogênio verde. Com isso as emissões de CO2 são 50% menores.

Com o novo conceito de debulha, é utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas convencionais e cria as condições para uma distribuição uniforme de palha com dois picadores, mesmo com uma largura de corte de 14 m. Um armazenador de grãos de 36 m³ está disponível para que a colheitadeira não precise de um veículo de carga acompanhando. A taxa de descarga alta faz com que o processo leve apenas cerca de um minuto. 

A empresa NEXAT foi fundada em 2017 pela Kalverkamp Innovation GmbH e é exclusivamente dedicado ao desenvolvimento, produção e distribuição do novo processo de produção da planta. Ao fazê-lo, a jovem empresa baseia-se na Kalverkamp mais de 50 anos de experiência em desenvolvimento e consultoria, que se expressa em vários desenvolvimentos de produtos para máquinas agrícolas líderes internacionais fabricantes.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas