22.3 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
HomeVariedadesFuturo da aviação? Conheça a aeronave elétrica com carregamento automatizado

Futuro da aviação? Conheça a aeronave elétrica com carregamento automatizado

Uma startup holandesa revelou projeto que promete inovar as formas de produzir grandes aeronaves. O Maeve 01 é um avião projetado para ser totalmente elétrico e ter carregamento automatizado, promovendo carga completa em cerca de meia hora.

A startup Maeve é ligada a instituição de ensino mundialmente famosa TU Delft Campus. Localizada na incubadora YesDelft neste campi, a empresa envolveu especialistas aeroespaciais de todo o mundo nesse projeto, com o intuito de revolucionar a aviação comercial.

  • A Maeve 01 é projetada para transportar mais de 40 passageiros;
  • O carregamento automatizado dessa aeronave pode proporcionar trajeto de forma suave em torno de 250 milhas náuticas (460 km);
  • Além disso, ele seria capaz de gerar zero emissões durante todo o percurso.

A aeronave terá um sistema de carregamento exclusivo e dedicado, chamado de Maeve reCharge. Ele será produzido no formato de módulo único no tamanho de um contêiner de 9,1 m, podendo ser instalado com facilidade em qualquer aeroporto.

Após o fim do trajeto, o carregamento inicia automaticamente de forma robotizada, levando somente 35 minutos para completar a carga total. Além disso, o reCharge utilizará somente energia sustentável e acessível.

O projeto ambicioso da Maeve já conta com apoio financeiro da UE e pedidos de parceiros da indústria. Comprovando o potencial de escala comercial dessa aeronave, pelo menos 20 unidades já foram reservadas para operadores relacionados.

Os projetos da startup holandesa são de iniciar os testes de voo em cerca de cinco anos, mas o início comercial de operação deverá acontecer até 2030.

Por Alisson Santos

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas