30.2 C
Mato Grosso
quinta-feira, maio 30, 2024
spot_img
HomeMundoCrocodilos e gaviais de cor laranja foram avistados no Nepal

Crocodilos e gaviais de cor laranja foram avistados no Nepal

Imagem: Leroy Burnell / AP

Alguns crocodilos de água doce e gaviais chamaram atenção de pesquisadores após serem vistos com uma coloração alaranjada atípica no Nepal. Os animais foram vistos no Parque Nacional de Chitwan, que é uma área protegida no Himalaia.

Os pesquisadores acreditam que estes crocodiliformes adquiriram essa coloração de tangerina devido às águas por onde nadam. Isso porque alguns dos rios e riachos do parque têm níveis extremamente altos de ferro.

Crocodilos laranjas
Phoebe Griffith/ Twitter

Os gaviais (Gavialis gangeticus) são crocodilos de água doce criticamente ameaçados que têm um focinho longo e finoa. Os machos podem atingir cerca de 5 metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Eles vivem em sistemas fluviais de água doce clara e nas curvas dos rios, onde a água é mais profunda. Portanto, não são adequados para a terra, só deixando a água para pegar sol ou para fazer ninhos.

Esta não é a primeira vez que um crocodiloforme cor de laranja é avistado, em 2017 um aligátor (jacaré americano) chamou atenção ao apresentar uma cor alaranjada nas margens de um lago em Hanahan, no estado da Carolina do Sul (EUA). Acredita-se que o animal adquiriu esta coloração após passar o inverno em um bueiro de ferro enferrujado.

Crocodilo laranja
Imagem: Stephen Tatum via AP

Os crocodilos e gaviais passam a maior parte do tempo na água, as águas ricas em ferro podem ter coberto suas escamas e dentes em um camada temporária óxido de ferro, dando-lhes essa coloração laranja.

“Gavial e crocodilos que passavam muito tempo em alguns riachos, ou perto da foz deles, estavam ficando bronzeados”, explicou Griffith no Twitter. “Acontece que algumas áreas de Chitwan têm níveis muito altos de ferro na água, e o ferro reage com o oxigênio para formar uma substância laranja chamada óxido de ferro”, escreveu Phoebe Griffith, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Leibniz de Ecologia de Água Doce e Pesca Interior, em um post no Twitter em 29 de maio.

A nova coloração alaranjada dos gaviais e crocodilos é totalmente temporária, e as partículas de ferrugem serão lavadas assim que os animais entrarem em águas menos ricas em ferro. “Ele deveria disparar automaticamente em água (mais) limpa”, escreveu Lala Aswini Kumar Singh, zoóloga e pesquisadora da vida selvagem na Índia, em um comentário no Twitter.

Fonte:SoCientífica

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas