37.9 C
Mato Grosso
sábado, dezembro 2, 2023
spot_img
HomeEntretenimentoMundoRobô francês tentará resgatar submarino perdido nos destroços do Titanic

Robô francês tentará resgatar submarino perdido nos destroços do Titanic

Um veículo operado por robô (ROV, na sigla em inglês) tentará encontrar o submarino que visitava destroços do Titanic e desapareceu no Oceano Atlântico, em aguas canadenses.

O subaquático francês, nomeado de Victor 6000, é capaz de remover qualquer obstáculo que esteja impedindo o Titan, aparelho da Ocean Gate, de flutuar até a superfície. Especialistas sugerem que ele possa estar engatado em algo, embora essa hipótese não esteja confirmada.

Serão necessárias duas horas para preparar o ROV assim que ele chegar no destino, e a operação provavelmente levará várias horas mais. O tempo não está a favor da operação, já que os tripulantes têm menos de 24 horas restantes de oxigênio.

No entanto, Jan Opderbecke, diretor da organização que opera o Victor 6.000, o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar, afirmou à BBC News que não desistirá. “Onde ainda há esperança, precisamos tentar”, afirmou.

A embarcação sumiu dos radares neste último domingo (18), após afundar quase 4.000 metros no Oceano Pacífico. 5 pessoas estão a bordo, todos homens, entre milionários e especialistas.

O equipamento francês está em serviço desde 1999 e pode descer a até 6.000 m de profundidade. Ele se comunica por cabos de fibras ópticas com a central de controle, que é instalada em um navio.

Rotineiramente, é utilizado para exploração, incluindo coletas de materiais no fundo do mar.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas