22.3 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
HomeCidadesPopulação de Rondonópolis alcança 235 mil habitantes segundo dados preliminares do IBGE

População de Rondonópolis alcança 235 mil habitantes segundo dados preliminares do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta sexta-feira (23) o resultado preliminar do Censo Demográfico 2022. Em 12 anos, a população de Rondonópolis cresceu significativamente com cerca de 40 mil habitantes a mais do que o registrado na última contagem realizada em 2010. Esse foi um dos dados preliminares repassados pelo IBGE em reunião no Palácio da Cidadania. A apresentação oficial do Censo 2022 está programada para o dia 28 deste mês.

De acordo com os dados repassados o município tinha no ano de 2022 uma população de 235.622 habitantes, sendo 118.644 mulheres e 116.978 homens. Desses, 227.777 pessoas vivem na área urbana e o restante, 7.845, mora na zona rural de Rondonópolis.

A idade média da população subiu e ficou em 33,3 anos, diferente do que foi registrado no Censo realizado no ano 2.000 que pontuou idade média 27,7 anos. Também foram apresentados dados de crescimento da população nos últimos 12 anos divididos por sexo, e outros indicativos da população como raça e opção religiosa.

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio assistiu atento à apresentação e creditou alguns números positivos à política social que vem sendo desenvolvida em sua gestão. “Mesmo com os dados preliminares temos uma perspectiva. Eu acredito que os indicadores sociais, como mortalidade infantil, renda média de escolaridade, índice de analfabetismo, vão melhorar. Os nossos indicadores vão melhorar mais proporcionalmente do que o país inteiro”, destacou.

Durante os últimos 12 anos avaliados pelo IBGE, Pátio acredita que Rondonópolis vem cumpriu seu dever, tanto o setor público como a iniciativa privada, por isso está tendo uma evolução gradativa e positiva.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça, é certeza de que os dados serão muito úteis para equalizar as políticas públicas para o cidadão. “Certamente teremos um IDH extremamente satisfatório, fruto de políticas públicas de qualidade voltadas para toda a população”, ressaltou.

O coordenador de área do IBGE, Marcelo Mendes Marques, comentou do apoio que teve do município para a realização do Censo com a disponibilidade de um veículo, a gratuidade no uso do transporte coletivo e ainda a criação de dois pontos de coleta de dados da população.

Os presidentes da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acompanharam a apresentação dos dados juntamente de vereadores, secretários municipais, coordenadores e servidores que trabalham no Censo 2022.

O representante do Instituto informou que com a finalização da pesquisa o IBGE encaminha os dados populacionais resultantes da coleta do Censo ao Tribunal de Contas da União que, a partir dessas informações, calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e fiscaliza a entrega desses recursos.

Fonte: Rafael Vicentini 

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas