13.7 C
Mato Grosso
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomePolíticaPadilha diz a Lula que Zanin tem ‘ambiente positivo’ para ser aprovado...

Padilha diz a Lula que Zanin tem ‘ambiente positivo’ para ser aprovado ao STF

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (19) e disse a ele que Cristiano Zanin tem um “ambiente muito positivo” no Senado para ser aprovado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (21), Zanin vai ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele foi indicado por Lula para ocupar a vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

“Passei ao presidente Lula esse ambiente positivo no Senado, não só com senadores que já compõem a base do governo, mas o nome do indicado pelo presidente Lula sendo muito bem recebido também por senadores e senadoras de partidos que fazem parte da oposição”, afirmou Padilha. 

A data da sabatina foi confirmada no último dia 12 pelo presidente da comissão, o senador Davi Alcolumbre (União-AP). O relator da indicação na comissão será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Após a sabatina, o nome do advogado passará por votação no plenário do Senado.

“O que nós temos de expectativa no Senado é que mais uma vez os senadores e senadoras separem muito claramente, se dediquem a analisar a qualidade jurídica, a competência jurídica e os compromissos com a Constituição, que vêm sido reafirmados pelo indicado. Então, há um ambiente muito positivo para isso”, acrescentou Padilha.

Advogado de Lula nos processos da Lava Jato, Cristiano Zanin foi responsável por conseguir a anulação das condenações do presidente nos casos investigados pela operação. Se for aprovado pelo Senado para assumir a vaga no STF, ele herdará um acervo de processos considerado enxuto, de 552 ações, mas com casos de destaque.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas