Desde esse sábado (23), um grande trecho da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães está funcionando em meia pista, no modelo de pare e siga, devido aos deslizamentos de terra e rochas ocorridos na região do Portão do Inferno. Quem ainda deseja curtir as festas de fim de ano em Chapada saindo da cidade de Cuiabá, pode recorrer a duas rotas alternativas.
A primeira e a mais recomendada é a que passa pelo município de Campo Verde, distante a 139 km de Capital de Mato Grosso. Para isso, é preciso sair de Cuiabá pela BR-364 sentido Serra de São Vicente, e segue rumo à BR-070, que leva a Campo Verde. Chegando na cidade, o motorista pega a MT-251 que liga Campo Verde a Chapada. Esta rota é longa e tem cerca de 207 km de distância, porém todo o trecho da rodovia é asfaltado e possui duas praças de pedágio.
Outra rota mais curta, porém mais problemática, é a que pode ser acessada pela MT-251 na rotatória para pegar a MT-351, saída para a estrada de Manso. Neste ponto, o motorista irá passar pelo distrito de Água Fria, enfrentando 32 km de uma estrada sem asfalto, com muita poeira, buracos e pontos de atoleiro. Ao todo, este trecho possui 116 km de distância.
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso que informou que até o momento não foram registrados novos deslizamentos na região do Portão do Inferno. Todavia, de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o trecho segue funcionando em meia pista no modelo pare e siga.
Equipes da Sinfra estão no local fazendo a limpeza e monitoramento da região. Ainda não há previsão de quando o tráfego será liberado completamente.
Por Paulo Henrique Fanaia