O lateral-direito Vanderson de Oliveira Campos, 21 anos, foi convocado pela segunda vez para a Seleção Brasileira de Futebol, nesta sexta-feira (18). O atleta é natural de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) e atualmente joga pelo Monaco.
Vanderson figurou na primeira lista do técnico Fernando Diniz. O Brasil disputará as primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, em Belém (PA), e contra o Peru, quatro dias depois, em Lima.
Nas redes sociais, o mato-grossense postou um vídeo e disse que é uma emoção muito grande representar o Brasil. “Orgulho define essa nova oportunidade de representar a nossa Seleção. É uma emoção muito grande. Vamos com muita garra e empenho para começar esse novo ciclo de Copa do Mundo”, escreveu.
Havia uma grande expectativa entre os torcedores para que o atacante Deyverson, do Cuiabá, também figurasse na lista, já que o jogador é o vice-artilheiro do Brasileirão, com 8 gols, e vem em ótima fase, mas não foi dessa vez. Nas redes sociais, Deyvin postou sua expectativa: “Sonhar não custa nada”.
Essa é a segunda vez que Vanderson é convocado para a Seleção Brasileira. Em maio deste ano, ele foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para os amistosos contra Guiné e Senegal, que aconteceram em junho.
Ele chegou a atuar por alguns minutos no jogo contra o Guiné, que o Brasil venceu por 4 a 0, com gols de Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinicius Júnior. O mato-grossense entrou no lugar de Danilo, aos 47 do segundo tempo.
Vanderson é natural de Rondonópolis e iniciou a carreira aos 12 anos na escolinha do Vila Aurora, com o treinador Sebastião Xavier ‘Tião’. Após o clube falir, ele fez alguns testes, mas não conseguiu ser aprovado e quase desistiu do futebol.
No entanto, seguiu o sonho e partiu para São Paulo, onde atuou no Rio Branco por seis meses no Campeonato Paulista sub-17. Lá, ele chamou a atenção de um olheiro do Grêmio e foi contratado pelo time gaúcho em 2018.
Em 2020, o jovem lateral foi um dos principais destaques na campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr. Depois disso, ele subiu para completar os treinos do elenco profissional.
Em 2021, ele se destacou no time, mesmo com o Grêmio tendo sido rebaixado para a Série B do Brasileirão. Neste período, teve conversas adiantadas com clubes de Inglaterra, Itália e Espanha, mas foi a oferta do Monaco que o encantou.
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).
Por JOÃO AGUIAR