21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeInternacionalIsrael acusa terroristas do Hamas de violarem trégua e retoma ataques na...

Israel acusa terroristas do Hamas de violarem trégua e retoma ataques na Faixa de Gaza

Combates estavam suspensos desde o dia 24 de novembro, quando um acordo foi firmado para troca de reféns e ajuda humanitária

A trégua na guerra entre Israel e os terroristas do Hamas chegou ao fim nesta sexta-feira (1º), às 2h (5h no horário local), e o Exército israelense anunciou ter retomado as operações de combate, enquanto um jornalista da AFP observava ataques aéreos e de artilharia na cidade de Gaza.

“O Hamas violou a pausa operacional e, além disso, disparou contra o território israelense”, afirmou o Exército em um comunicado, e acrescentou que “retomou o combate contra a organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza”.

Desde o dia 24 de novembro, quando o acordo mediado pelo Catar entrou em vigor, 107 reféns deixaram os cativeiros na Faixa de Gaza e retornaram para suas famílias. Em contrapartida, o governo israelense libertou cerca de 300 palestinos que mantinha em prisões pelo país.

Nessa trégua em mais de 50 dias de guerra, mulheres e crianças tiveram a preferência para retornar para suas famílias.

Das 240 pessoas sequestradas no ataque terrorista de 7 de outubro, 130 aguardam as negociações para serem libertadas — há inclusive um brasileiro nessa situação.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajou para Israel nesta quinta-feira (30) e fez um apelo para uma nova extensão da trégua.

“Está claro que queremos que este processo continue avançando”, declarou o diplomata americano, após uma reunião com os líderes israelenses e da Autoridade Palestina. “Queremos um oitavo dia [de trégua] e além”, acrescentou.

A Casa Branca, juntamente com parceiros na região, tenta libertar os cidadãos dos EUA que estão nas mãos do Hamas. Apenas uma criança de 4 anos e uma americana com cidadania israelense foram soltas nos últimos dias.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas