Certame unificado para cerca de 8.000 vagas de 50 órgãos federais está previsto para acontecer em fevereiro de 2024
O governo federal pretende unificar os concursos públicos no país, como ocorre com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação é que seja feito um único certame para preencher cerca de 8.000 vagas abertas no serviço federal, em cerca de 50 órgãos.
Uma prova, a ser realizada no mesmo dia em 180 cidades do país, em fevereiro de 2024, seria o caminho para os candidatos serem aprovados para cargos no serviço público. Segundo o secretário de gestão de pessoas do ministério, José Celso Cardoso Jr., a adesão dos ministérios ao chamado Concurso Nacional Unificado será voluntária.
O edital deverá ser publicado até dezembro, com a realização da prova prevista para 25 de fevereiro de 2024, dividida em dois tipos no mesmo dia: objetivas com matriz comum a todos os candidatos e específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o fim de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
Fonte: R7