24.4 C
Mato Grosso
terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeGeralFilhotes de cães são abandonados em lixo às margens de rodovia em...

Filhotes de cães são abandonados em lixo às margens de rodovia em Sorriso

Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, o coronel da reserva da Polícia Militar, Nerci Adriano Denardi, resgatou, esta manhã, dois filhotes de cachorros abandonados em meio a um lixo jogado às margens da MT-560, aos fundos do Jardim Carolina. Os dois animais foram encontrados numa caixa de papelão.

“Mesmo diante de todo o nosso empenho e cuidado com animais em situação de vulnerabilidade, os nossos pedidos para que tutores não abandonem seus animais, ainda assim há quem abandone animais recém-nascidos em uma cena revoltante: no meio de muito lixo para morrer”, disse Denardi.

O secretário acrescenta que inicialmente ao passar pelo local parou devido à grande quantidade de lixo, momento em que foi surpreendido pelo “chorinho” dos cães e ao começar a procurar na pilha de entulhos, encontrou a dupla de filhotes. “Nós já iniciamos a investigação pelas câmaras de segurança para identificar os responsáveis por esses crimes para agirmos dentro das medidas cabíveis que incluem multa e até detenção”, disse.

A prefeitura de Sorriso ressaltou que ambas as situações são crimes especificados em leis datadas ainda de 1998. Jogar lixo em qualquer lugar pode resultar em multa e prisão pela Lei 9.605/1998. Da mesma fora, o abandono de animais é crime imputado pela Lei Federal 9.605/1998, e, em 2020 com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Os dois animais foram recolhidos e seguem para avaliação e cuidados sob responsabilidade da equipe do Abrigo Municipal de Cães e Gatos.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas