Uma criança de 5 anos portadora de síndrome de down teve parte do braço necrosado após sofrer uma reação alérgica depois de tomar uma medicação na veia nessa quarta-feira (18), em uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
O Secretário de Saúde do município, Luis Fabio Marchioro, disse que o caso está sendo investigado e que as providências tomadas serão feitas dentro da legislação e do Conselho Regional de Medicina (CRM).
O g1 procurou o CRM, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.
A mãe da criança relatou que procurou a unidade de saúde por causa de uma infecção na garganta da filha. Segundo ela, após a aplicação de uma injeção, a menina começou a passar mal.
Em seguida, durante uma outra aplicação de soro, a veia da menina não foi encontrada, o que acabou infeccionando e necrosando parte do braço da criança, conforme relato da mãe.
A mãe ainda contou que havia dito ao médico para não aplicar a injeção na filha e mostrou para ele os remédios que a menina estava tomando. De acordo com ela, o profissional disse que a medicação via oral não estava fazendo efeito e, após aplicação de uma injeção, a criança ficaria bem.
O vereador do município também cobrou providências. — Foto: Reprodução
A mãe disse que, poucos minutos após a aplicação, a filha já mostrou sinais de uma reação alérgica. A menina foi encaminhada para uma outra unidade saúde e precisou fazer uso de balão de oxigênio.
“Eles estão medicando ela e fazendo todos os procedimentos, vamos ver o que vão fazer para cicatrizar o estrago que foi feito no braço dela. Estou muito preocupada com a saúde da minha filha”, disse.
O vereador do município, Maurício Gomes, também cobrou providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Por g1 MT