29.5 C
Mato Grosso
domingo, abril 21, 2024
spot_img
HomeCidadesComitê de Gestão do Fogo de Rondonópolis realiza trabalho preventivo na Terra...

Comitê de Gestão do Fogo de Rondonópolis realiza trabalho preventivo na Terra Indígena Tadarimana

Foto: Corpo de Bombeiros

Período proibitivo de queimadas começa no próximo sábado (01).

A partir do próximo sábado (1º de julho), o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso está proibido. O período proibitivo é uma medida de emergência ambiental, adotada pelas autoridades entre julho e novembro, para a prevenção de incêndios florestais. Visando a diminuição dos índices de incêndio em Rondonópolis, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura se uniram em um trabalho multidisciplinar na Terra Indígena Tadarimana.

O Corpo de Bombeiros realizou o treinamento e a entrega de equipamentos para os brigadistas voluntários que irão atuar na TI Tadarimana. Foi ainda realizado trabalho de abertura de aceiros e alargamento das estradas, medidas essenciais para que incêndios de grande proporção sejam evitados. Para o cacique Cícero Kuduropa, “o trabalho desenvolvido junto ao Corpo de Bombeiros é fundamental para a preservação da Tadarimana”. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reitera que práticas como a realização de aceiros e a limpeza de terrenos são necessárias para o controle das queimadas na região.

As ações desenvolvidas fazem parte do planejamento elaborado anteriormente pelo Comitê do Fogo, que é formado pelo Corpo de Bombeiros e representantes de diversos órgãos públicos. Esse trabalho realizado junto aos indígenas tem sido realizado sistematicamente há três anos, e a redução dos focos de incêndio vem sendo significativa se comparado aos períodos anteriores, demonstrando que a prevenção é sem dúvida a melhor estratégia de mitigar os efeitos danosos do uso inadequado do fogo.

Fonte: Primeira Hora

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas