A Chikungunya deixou de ser uma doença de baixa incidência até o ano passado para ser uma enfermidade altamente agressiva nestes primeiros dois meses de 2024. Em Tangará da Serra, já são 630 notificações até a última sexta-feira (09.02).
Esse dado, que corresponde a 500 registros a mais que os 130 computados em 31 de janeiro, representa um avanço de 384% no período de nove dias, ou seja, quase cinco vezes mais em relação ao último dia de janeiro. Na média, são 55 novos casos a cada dia.
O paciente que contraiu a arbovirose causada pelo vírus CHIKV sofre severamente com a moléstia. Os sintomas característicos são exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. “(…) estou com Chikungunya e não desejo isso para o meu pior inimigo… estamos com dias dificeis!!!!! Muita dor”, queixou-se um leitor do Enfoque Business, em mensagem encaminhada à redação.
Boletim
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (09) pela Secretaria Municipal de Saúde, em Tangará da Serra os casos de Chikungunya somam 630 notificações. Outros 864 pacientes resultaram com notificações de Dengue.
(*) Ao final do texto, boletim atualizado das doenças emergentes no município.
Medidas
A escalada da Dengue e da Chikungunya em Tangará da Serra levou o Executivo Municipal a decretar situação de emergência no âmbito da saúde pública no município. O decreto, de nº 047/2024, é datado de ontem (quinta, 08/02).
A medida autoriza a adoção de todas ações administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de “Arbovirose”, como a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, nos termos do inciso VIII do art. 75 da Lei Federal n.º 14.133/2021.
A prefeitura vem notificando moradores para que em sete dias realizem a limpeza de seus terrenos, sob pena de multa em caso de não cumprimento. De janeiro até ontem (sexta, 09), foram notificados 4.991 moradores para limpeza dos terrenos.
Por Sergio Roberto