21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeDiário TVAraras “visitam” câmera de monitoramento na BR-163 em Mato Grosso; assista

Araras “visitam” câmera de monitoramento na BR-163 em Mato Grosso; assista

Câmeras instaladas na BR-163 na região do distrito de Ouro Branco, no município de Itiquira (362 quilômetros de Sinop) receberam uma visita especial no último dia 21. Cinco Araras-Canindé aparecem despertando curiosidade no aparelho eletrônico da concessionária Nova Rota do Oeste, que administra a rodovia.

Inicialmente, aparecem nas imagens duas aves, posteriormente as cinco. Uma delas demonstra mais curiosidade pela câmera e chega a dar uma ‘bicada’. Dentre os mais de 3 minutos de imagens capturadas, também mostram uma certa ‘desavença’ entre elas.

Conforme dados do Instituto Arara Azul, suas principais características morfológicas são seu menor tamanho, que pode atingir no máximo 86 cm e pesar entre 995 a 1380g, sua coloração inconfundível, sendo azul em seu dorso, amarelo no ventre, possuindo o rosto branco com penas faciais pretas junto a seu pescoço e a parte frontal de sua cabeça que é de cor verde.

Como as outras araras, a vocalização desta espécie é alta e forte, mas cada uma delas produz sons diferentes, sendo possível distinguir as espécies pelo canto.

A arara-canindé apresenta ampla distribuição pela América do Sul, sendo encontrada na Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e claro, no Brasil, além de também habitar países da América Central, como o Panamá. Atualmente, suas principais ameaças são a caça, além da fragmentação e destruição de habitat.

Por Kelvin Ramirez (foto: reprodução)
Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas