A arara-canindé (ara ararauna) foi encontrada ferida, está manhã, numa área de pastagem às margens da rodovia federal (BR-163), em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi relatado por populares à equipe do Corpo de Bombeiros. Conforme o boletim de ocorrência, O pássaro estava caído e apresentava fratura numa das asas, após ser acidentalmente atingido por veículo de carga enquanto realizava sobrevoo na pista.
A ave foi acondicionada em recipiente especial e transportada até o núcleo dos bombeiros no município. Posteriormente, deverá ser entregue aos cuidados da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema. De acordo o instituto Arara Azul, essa espécie é considerada como a de menor tamanho, podendo atingir cerca 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidade com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.
Por Guilherme Araújo (fotos: assessoria)