Um dos casais mais campeões da história do vôlei brasileiro trocou de papel. Enquanto Jaqueline decidiu voltar a jogar depois de dois anos, Murilo Endres vive o processo de deixar as quadras.
A questão física e a prioridade para a família neste momento indicam para o fim da carreira de um símbolo de uma geração vitoriosa com a seleção brasileira.
– Eu tenho vontade de voltar quando fico assistindo aos jogos, principalmente da seleção, mas não tem condições mais. Agora é uma questão de aceitar que o corpo não aguenta mais. Eu queria finalizar melhor, mas a prioridade agora é outra – disse Murilo, em declaração exclusiva, durante a apresentação de Jaqueline como reforço do Campinas.
Murilo, o filho Arthur e Jaqueline quando os dois atuavam pela seleção — Foto: José Geraldo Azevedo
Aos 42 anos, Murilo já tinha se despedido do Sesi em junho, quando não teve o contrato renovado. Foram 14 anos de clube. Ele marcou época como ponteiro, mas vinha atuando de líbero nos últimos anos por conta das limitações físicas.
Pela seleção – por quem não atua desde 2016, Murilo empilhou títulos mundiais e sul-americanos, além de duas medalhas de prata em Olimpíada (Pequim 2008 e Londres 2012).
Jaqueline é apresentada como reforço do novo time de vôlei feminino de Campinas
Agora, Murilo pretende retribuir todo o apoio de Jaqueline nos últimos anos e dar o suporte necessário para a esposa retornar às quadras, passando mais tempo em casa para ficar com o filho Arthur, de 10 anos.
– A Jaque sempre abriu mão de muita coisa porque eu tinha uma certa estabilidade no Sesi. A minha renovação era praticamente automática e sempre priorizamos a permanência em São Paulo. Ela segurou a bronca, agora é minha vez.
Murilo acompanha apresentação de Jaqueline no Campinas — Foto: Júlio Nascimento
Murilo revelou que Jaque declinou de outras propostas desde 2021 porque queria mais tempo com a família, mas que ficou mais confortável em aceitar o novo desafio com a presença do marido por perto.
– A questão da família sempre pesou, né? Mas agora eu posso ficar em casa e a gente está vindo para Campinas para facilitar essa rotina. É uma mudança no nosso estilo de vida, mas nada radical. Estava devendo isso para ela.