Três homens suspeitos de integrar a facção criminosa Comando Vermelho morreram em confronto com policiais da Força Tática na noite de sexta-feira (23), em uma propriedade rural na região de Vale do Sonho, em Poxoréu (251 km ao sul de Cuiabá). A ação ocorreu após informações sobre o envolvimento do grupo no desaparecimento de um homem identificado como Atilan Silva Oliveira, no dia 10 de janeiro.
De acordo com as informações apuradas, as equipes do 11º Comando Regional realizavam diligências na região há cerca de 45 dias, após denúncias de que criminosos estariam coagindo moradores de comunidades rurais a pagar “taxas” ilegais, como contribuições para água, energia e segurança. Os valores eram cobrados sob o pretexto de associações de moradores controladas pela facção.
Durante a noite, os militares se aproximaram de uma residência na estrada, onde observaram movimentação suspeita. Segundo o registro, dois homens saíram armados da casa e atiraram contra a equipe policial, que revidou. Um terceiro suspeito também teria tentado atirar contra um dos policiais no interior da casa.
Os suspeitos foram identificados como Gesley Luan Batista Silva, 20, Wallison Vinicius dos Santos Barbosa, 26, e Jonathan Souza da Silva, 29, todos apontados como integrantes do Comando Vermelho, com passagens criminais.
No local, a polícia apreendeu 3 armas de fogo, duas do tipo revólver e uma pistola, porções de maconha e cocaína, documentos diversos e recibos de cobrança relacionados à associação de moradores do Vale dos Sonhos. Um veículo Gol preto, que teria sido usado em um sequestro anterior, também foi recolhido.
Perícia Oficial e de Identificação Técnica (Politec) esteve no local e recolheu os materiais para análise. O caso foi registrado como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tentativa de homicídio contra agentes de segurança.
Por Yuri Ramires



