30.9 C
Mato Grosso
sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeVariedadesVeja os melhores lugares de MT para acompanhar o eclipse solar

Veja os melhores lugares de MT para acompanhar o eclipse solar

Um eclipse solar anular poderá ser visto do Brasil neste sábado (14). Quem mora em Mato Grosso conseguirá ter uma boa observação do fenômeno, que será parcial e que estará melhor visível para quem estiver mais ao norte do estado.

Esse evento astronômico ocorre quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, cobrindo sua luz que chega ao nosso planeta. Porém, como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, ela não o esconde totalmente e forma-se o que se chama de “anel de fogo” no céu.

Para quem está em Cuiabá, o horário do início do eclipse está marcado para as 13h48 e o fim para as 16h54, no horário local. Esse será o principal evento astronômico do ano no Brasil.

Em Cuiabá, o ponto máximo do eclipse, momento em que a maior parte do Sol estará encoberta pela sombra da Lua, será as 15h38. Quem estiver na capital mato-grossense poderá ver a lua cobrindo 61,2% do astro.

O município de Mato Grosso que melhor conseguirá observar o fenômeno será Apiacás. A cidade, que é a mais ao norte do estado, conseguirá observar 81,2% do Sol encoberto.

Cidades como Rondonópolis, Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço devem ser as cidades com menor visão no Estado, com menos de 60% do Sol encoberto.

Já municípios como Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Juína devem ter a visão de mais de 70% do Sol encoberto pela Lua.

Apesar da possibilidade de ver o eclipse, as cidades que tiverem com nebulosidade ou com chuva durante a tarde de sábado terão a visão afetada.

Cuidados ao observar Eclipse

Olhar a olho nu para o Sol sem o uso de equipamentos adequados pode trazer sérios danos à visão. De acordo com a Fiocruz, além de nunca olhar diretamente para o Sol sem os equipamentos adequados, não se deve utilizar óculos escuros comuns, películas ou negativos fotográficos, chapas de radiografia, câmeras ou celulares.

Nunca se deve usar um telescópio comum para observar o fenômeno, somente telescópios específicos, com filtros apropriados e sob a supervisão de especialistas. Além dos cuidados com os olhos, cuide também do seu corpo como um todo e durante a atividade, se hidrate e use protetor solar para a pele.

Caso não disponha desses itens observacionais, a dica é procurar em sua região por instituições ou grupos de divulgação e popularização de astronomia com atividades para o evento. Por fim, o Observatório Nacional também fará a transmissão do eclipse ao vivo pela internet a partir das 11h30 (horário de Brasília).

Por Giordano Tomazelli

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas