29.5 C
Mato Grosso
segunda-feira, abril 22, 2024
spot_img
HomeGeralUnemat abre 170 vagas para indígenas em cursos superiores

Unemat abre 170 vagas para indígenas em cursos superiores

São 170 vagas abertas na Unemat Barra do Bugres (MT) — Foto: Unemat

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, de forma online, até 31 de julho por meio do portal eletrônico.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu, nesta terça-feira (20), as inscrições para o vestibular da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi/Unemat), em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá. São 170 vagas para três cursos superiores.

As vagas estão distribuídas entre:

  • enfermagem (50 vagas)
  • pedagogia (30 vagas)
  • licenciatura (90 vagas), que inclui ciências sociais; ciências matemáticas e da natureza; línguas, artes e literaturas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, de forma online, até 31 de julho por meio do portal eletrônico.

De acordo com a universidade, as vagas são destinadas exclusivamente aos povos indígenas, oficialmente reconhecidos, que ocupam terras indígenas em Mato Grosso.

Os cursos de licenciatura destinam-se, preferencialmente, aos professores indígenas, que lecionam nas escolas das comunidades indígenas em turmas da educação infantil, do ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, bem como, gestores e técnicos indígenas da educação, mediante comprovação documental.

O curso de enfermagem é voltado aos técnicos em enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), que já atuam ou já atuaram em comunidades indígenas, ou em outras instituições de saúde voltadas para as populações indígenas, mediante comprovação documental.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, informar o número do CPF, escolher a opção de curso ao qual pretende concorrer, responder ao questionário socioeconômico e anexar os arquivos solicitado digitalizados em PDF.

Processo de Seleção

A seleção dos novos alunos se dará pela avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, da carta de intenção que receberá notas de 0 a 10. A carta de intenção é encaminhada pelo candidato no ato da inscrição.

O resultado final, assim como a convocação em primeira chamada, para as matrículas será divulgado no dia 4 de setembro, segundo a universidade. A realização da matrícula também é on-line, mas a confirmação da mesma deverá ser feita presencialmente na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do Campus Universitário de Barra do Bugres, nos primeiros 10 dias do período letivo que inicia em 25 de setembro.

Por G1MT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas