23.7 C
Mato Grosso
terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
HomeDiário TVTrabalhadores indianos estão presos em túnel há 14 dias e só devem...

Trabalhadores indianos estão presos em túnel há 14 dias e só devem ser salvos perto do Natal; exército envia mais máquinas para resgate

O Exército indiano enviou, neste domingo (26), uma maquinaria especial para as operações de resgate dos 41 trabalhadores presos há 14 dias em um túnel que desabou parcialmente em Uttarakhand, no norte do país.

Na última semana, as autoridades chegaram a acreditar que as vítimas seriam salvas “em breve”. No entanto, após uma furadeira enorme quebrar, a previsão passou a ser mais pessimista: o salvamento deve ocorrer só no fim de dezembro, no Natal, afirmou Arnold Dix, especialista em túneis que está trabalhando com os oficiais indianos.

Contexto: Essa construção, que causou polêmica nos últimos anos pelo impacto ambiental que traria, busca estabelecer uma ligação entre diferentes templos hindus, por baixo da Cordilheira do Himalaia. Ela desabou parcialmente em 12 de novembro.

Desde então, a força-tarefa para resgatar os operários avança lentamente, por causa da queda de escombros e das avarias nas máquinas de perfuração. Uma furadeira pesada, por exemplo, quebrou a apenas nove metros de onde está o grupo.

Como estão os trabalhadores? Na última quinta-feira (30), foi possível ver, pela primeira vez desde o desabamento, como estão as vítimas. Por meio de uma câmera colocada em um tubo fino (que já é utilizado para fornecer oxigênio, comida e água), imagens mostraram que o grupo está exausto e ansioso. A comunicação com os bombeiros e com os familiares tem sido feita por rádio.

Qual é o tamanho do local onde os homens estão presos? No túnel, os operários podem ocupar um espaço de 8,5 metros de altura e dois quilômetros de extensão.

Ainda há esperança para que o resgate tenha sucesso? As forças aéreas indianas afirmam que sim. Um novo dispositivo fará um corte a plasma (técnica similar à da soldagem) para eliminar as barras metálicas do túnel e tentar colocar um grande tubo de aço por onde os trabalhadores possam sair. O que dificulta a operação é que tudo acontece acima de onde estão as vítimas — qualquer incidente pode prejudicá-las ainda mais.

O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, anunciou no sábado (25) que uma abertura vertical, com 89 metros de profundidade, estava começando a ser escavada para tentar chegar ao túnel.

Fonte: G1

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas