A projeção da safra de grãos de Mato Grosso 2029/2030 deve alcançar 146,6 milhões de toneladas, um salto de 45,4% em relação à safra 2022/2023. A medida deve atender à necessidade de produção de alimentos no mundo e de biocombustíveis, como o etanol do milho. As informações são do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Safra de grãos de Mato Grosso deve crescer 45% em 7 anos; investimentos em logística garantem escoamento
Aliado ao crescimento do importante setor que constitui a base econômica de Mato Grosso, o Governo do Estado estará colhendo os frutos plantados na gestão atual, com uma maior dinâmica na logística para escoamento da safra, um dos principais entraves da produção mato-grossense.
A Ferrovia Estadual da Integração Vicente Vuolo, a primeira do país, deve ter alcançado Nova Mutum, conforme a projeção da Rumo Logística. A obra de 733 km da estrada férrea que vai ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, deve chegar em Campo Verde até 2025, Nova Mutum em 2028 e até 2030, vai chegar em Lucas do Rio Verde.
“OS MUNICÍPIOS DO EIXO DA BR-163 ESTÃO ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DE GRÃOS DO PAÍS. A FERROVIA ESTADUAL, A DUPLICAÇÃO DA BR-163, E, MUITO POSSIVELMENTE, O INÍCIO DAS OBRAS DA FERROGRÃO, VÃO DESTRAVAR A LOGÍSTICA DE ESCOAMENTO DA SAFRA E TORNAR A BR-163 MUITO MAIS SEGURA COM A REDUÇÃO DO FLUXO DE CAMINHÕES E COM A PISTA DUPLICADA. O GOVERNO SERÁ RESPONSÁVEL POR ESSA REVOLUÇÃO QUE VEREMOS DAQUI HÁ UNS ANOS, JUNTO COM O CRESCIMENTO DA NOSSA PRODUÇÃO”, COMENTOU O SECRETÁRIO ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CÉSAR MIRANDA.
Outro projeto encabeçado pelo Governo de Mato Grosso é a duplicação dos 440 km da BR-163, entre o Posto Gil e Sinop. Em maio deste ano, o Estado assumiu a concessão dos 850 km entre Itiquira e Sinop, dos quais 410 km da duplicação já foram realizados.
Embora o prazo para a conclusão de toda a duplicação esteja previsto para 2030, o governador Mauro Mendes trabalha com a perspectiva de concluir a obra até 2028.
Outro projeto importante para a logística mato-grossense é a Ferrogrão. Embora seja uma ferrovia que será licitada pelo Governo Federal, e que atualmente esbarra em questões jurídicas, o Estado tem atuado em prol da implantação da estrada férrea. O projeto visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. A ferrovia conectará Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará.
“ASSIM COMO A DUPLICAÇÃO DA BR-163, A FERROGRÃO ALIVIARÁ AS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DA PRINCIPAL ARTÉRIA RODOVIÁRIA DE MATO GROSSO E TEM O ADICIONAL DE REDUZIR AS EMISSÕES DE CARBONO PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL FÓSSIL. COM A FERROVIA, HAVERÁ A REDUÇÃO DO FLUXO DE CAMINHÕES PESADOS ATÉ O PORTO DE MIRITITUBA E OS CUSTOS COM A CONSERVAÇÃO E A MANUTENÇÃO DA PISTA”, CONCLUIU O SECRETÁRIO.
Por Débora Siqueira