21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeVariedadesRobô da Nasa descobre matéria orgânica em Marte

Robô da Nasa descobre matéria orgânica em Marte

O robô explorador Perseverance, da Nasa, encontrou matéria orgânica em Marte. Embora ainda sem muitos detalhes divulgados, a descoberta é significativa, já que o robô foi lançado em 2020 com o propósito de buscar vestígios de vida no planeta vermelho.

A informação sobre o achado foi publicada na revista científica “Nature” na quarta-feira (12), mas a publicação não revelou exatamente qual ou quais moléculas foram encontradas. No ano passado, a Nasa divulgou que o robô encontrou sinal de possível vida microbiana em Marte.

O material foi achado na Cratera Jezero, onde o Perseverance pousou em 2021, e sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava.

O local foi um lago há bilhões de anos, e as hipóteses mais aceitas para explicar esse achado são: a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.

Uma ilustração mostra a Cratera Jezero, como ela teria sido há bilhões de anos atrás, se tivesse sido um lago — Foto: NASA/JPL-CALTECH

Uma ilustração mostra a Cratera Jezero, como ela teria sido há bilhões de anos atrás, se tivesse sido um lago — Foto: NASA/JPL-CALTECH

O instrumento capaz de fazer essa análise foi batizado de SHERLOC e permite o mapeamento e a análise detalhados de minerais de moléculas orgânicas. Ao todo, SHERLOC tinha 10 alvos para examinar, e em todos eles foram detectados moléculas orgânicas.

O objetivo do projeto é não apenas entender melhor a formação e a evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.

O acontecimento vem na esteira de um feito similar feito pelo James Webb. O supertelescópio detectou pela primeira vez no espaço uma molécula de carbono, componente essencial para a formação de vida.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas