23.7 C
Mato Grosso
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
spot_img
HomePolíticaRachadinha do Janones: deputado se manifesta após áudio

Rachadinha do Janones: deputado se manifesta após áudio

Flagrado em áudio justificando rachadinha de salários de servidores, Janones nega a prática e diz estar sendo alvo da extrema-direita

O deputado André Janones se manifestou por meio de uma nota sobre o áudio no qual aparece pedindo parte dos salários de seus assessores na Câmara. O caso foi revelado pela coluna nesta segunda-feira (27/11).

Na nota, o deputado nega a prática de rachadinha. Ele afirma que o aúdio divulgado estaria “fora do contexto”.

“Primeiro de tudo, eu quero dizer a vocês que eu estou quebrando a minha regra de não responder às fake news, como ensino no meu livro ‘Janonismo Cultural’ a não responder, por uma razão clara: RESPEITO a vocês. Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema-direita, que me acusa de rachadinha, coisa que eu nunca fiz. Pra isso eles usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi”, diz a nota.

Na gravação, Janones argumenta que, com a devolução de parte dos salários, os servidores ajudariam o deputado a recompor seu patrimônio após a campanha eleitoral de 2016, quando disputou a prefeitura de Ituiutaba (MG).

“Algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. ‘Ah isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome’. Não é. Porque eu devolver salário, você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser”, diz Janones em uma reunião no gabinete do Avante, seu partido, na Câmara.

Janones pediu ainda que o áudio fosse disponibilizado na íntegra e sem edições e lembrou de outra acusação de rachadinha feita contra ele em 2022. O deputado chegou a ser investigado pela Procuradoria Geral da República (PGR), mas não foram encontrados indícios suficientes para abertura de processo.

“Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na integra e não edições manipuladas, postada quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema-direita. É a segunda vez que trazem esse assunto para tentar me ligar a crimes. Em 2022 já fizeram isso durante a campanha, também com áudios fora de contexto. Essas denúncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialidade. Não são verdade, e sim escândalos fabricados”, alegou Janones.

“No mais, repito eu NUNCA recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, Eu NUNCA fiz rachadinha”, concluiu o deputado.

Após a divulgação dos áudios, a oposição anunciou que pretende acionar a PGR e o Conselho de Ética da Câmara para buscar a cassação de Janones.

Fonte: Metrópoles

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas