21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeVariedadesQuais são as vantagens do ensino a distância (EAD)?

Quais são as vantagens do ensino a distância (EAD)?

A Educação a Distância (EAD) tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC), a modalidade cresceu 474% entre 2011 e 2021 e, com base em levantamento feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), neste ano de 2023, a previsão é que 2,2 milhões de matrículas tenham sido de aulas à distância, somando 51% do total de alunos no Brasil.

Ana Paula Lucena, diretora da Faculdade Anhanguera, avalia que a EAD possui várias vantagens, como flexibilidade, acessibilidade e capacidade de atender a uma audiência global, fator este, que amplia perspectivas e traz diversos pontos de vista sobre um determinado tema.

“A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade educacional que possibilita o acesso a diversas abordagens de ensino, levando em consideração diferentes contextos sociais e formas de comunicação. Além disso, ela facilita a interação com indivíduos de qualquer parte do mundo, ampliando, assim, as perspectivas culturais do estudante. Essa característica enriquece a experiência de aprendizagem ao oferecer aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada do conhecimento”, afirma.

Ana Paula explica ainda que o aprendizado em ambientes virtuais, cria uma dinâmica que potencializa as habilidades interpessoais, como empatia, comunicação eficaz e respeito mútuo. “Esses elementos pedagógicos de diversidade desempenham um papel fundamental na luta contra os estereótipos e preconceitos decorrentes das múltiplas identidades culturais. Como resultado, os indivíduos se tornam conscientes em escala global e culturalmente competentes, especialmente no contexto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais, conhecidas como soft skills, que estão ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho”, comenta.

O relatório The Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, por exemplo, estipula que, em cinco anos, 85 milhões de empregos poderão ser ocupados por máquinas. Fazendo um paralelo com esse contexto, Ana Paula explica que, a resposta para qualquer questionamento em torno de qual será o espaço para quem é de carne e osso em um mundo altamente digital, compreende-se em “emoções”, ou então: habilidades socioemocionais. Este mesmo relatório mostra ainda, que serão essas as características mais demandadas dos profissionais, justamente por serem aspectos que – pelo menos por enquanto – só podem ser encontrados em pessoas.

“Características como resiliência, empatia, criatividade, habilidades interpessoais e organização estão ganhando crescente valorização. Essas habilidades serão condições fundamentais em processos de recrutamento, à medida que nos adaptamos à Quarta Revolução Industrial, com o avanço acelerado da inteligência artificial e da robótica. Dessa forma, as habilidades técnicas passam a competir diretamente com as competências emocionais”, analisa.

Por fim, a especialista reforça a importância de as instituições oferecerem um suporte contínuo ao aluno, com orientação adequada e a criação de oportunidades significativas de interação, pois são esses os elementos cruciais para potencializar o desenvolvimento de estudantes em ambientes de aprendizagem on-line.

“Profissionais com habilidades para trabalhar em equipes multiculturais estão sendo cada vez mais procurados. Por isso, a educação com diversidade cultural contribui para a formação de cidadãos globais comprometidos com a construção de sociedades mais justas e inclusivas. A Educação a Distância (EAD) incorpora essas características ao unir três pilares: acesso global, diversidade cultural e ampliação das habilidades socioemocionais, que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho”, finaliza.

Ana Paula indica ainda alguns pontos importantes sobre a diversidade da EAD e soft skills. Confira:

Acesso à Educação: A EAD oferece a oportunidade de acesso à educação para pessoas de diferentes origens, independentemente de suas localizações geográficas, condições físicas ou compromissos pessoais e profissionais. Isso contribui para a democratização do acesso ao conhecimento;

Flexibilidade para diferentes realidades: Estudantes da EAD podem estar em diferentes fases da vida, com diversas responsabilidades, como trabalho, família e outras atividades. A flexibilidade oferecida pela EAD acomoda essas diversas realidades, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação.

Ambiente colaborativo global: Estudar on-line permite a interação entre alunos de diversas partes do mundo. Isso cria oportunidades para a construção de redes globais, promovendo a compreensão intercultural e o compartilhamento de conhecimento em uma escala nacional e global;

Respeito à diversidade linguística: A EAD pode incorporar opções multilíngues para acomodar falantes de diferentes idiomas. Isso ajuda a superar barreiras linguísticas e a promover a inclusão de estudantes de diversas origens linguísticas;

Desafio de estereótipos: Ao criar ambientes de aprendizado diversificados, a EAD contribui para desafiar estereótipos e preconceitos. Os alunos têm a oportunidade de interagir com colegas que podem desafiar suas percepções, promovendo uma mentalidade mais aberta.

Desenvolvimento de habilidades interculturais: A interação em ambientes EAD inclui a compreensão e o respeito por diferentes valores, tradições e normas culturais;

Colaboração virtual: A EAD implica em atividades colaborativas on-line, essas interações fornecem oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades interpessoais, comunicação eficaz e trabalho em equipe;

Autogestão: Estudar on-line exige autodisciplina e organização por parte dos alunos. Ao gerenciar seu próprio tempo e tarefas, os estudantes podem desenvolver habilidades de autocontrole, responsabilidade e autodireção;

Adaptação a diferentes estilos de aprendizagem: A EAD é flexível no ritmo e na abordagem de aprendizagem, permitindo que os alunos escolham métodos que se alinhem melhor ao seu estilo individual. Isso contribui para o desenvolvimento da autoconsciência e do autoconhecimento.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas