20.5 C
Mato Grosso
sábado, julho 13, 2024
spot_img
HomeCidadesPúblico recorde celebra música caipira no 19º Encontro Nacional de Violeiros de...

Público recorde celebra música caipira no 19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu 

Sistema Fecomércio-MT promoveu shows de artistas nacionais e presenteou público com uma viola caipira

Música, cultura e tradição caipira reuniu milhares de pessoas que aproveitaram os três dias de shows no 19ª Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, entre os dias 28 e 30 de abril. Promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, prefeitura de Poxoréu e Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox), a festividade reúne amantes de moda de viola de todas as partes do Brasil. A dimensão do evento chamou a atenção de artistas reconhecidos nacionalmente e demonstra a importância do investimento nos setores de lazer e cultura.  

“É muito importante que ações como esta continuem acontecendo para que novos artistas ganhem notoriedade. Nós já estivemos no Encontro Nacional dos Violeiros de Poxoréu há mais de 15 anos, tocando na Concha Acústica. É um prazer imenso retornar com essa megaestrutura que vocês prepararam para nós”, destacou o cantor Jadson, da dupla Jads e Jadson, durante sua fala de agradecimento ao presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior e o prefeito da cidade, Nelson Paim. As autoridades foram convidadas para subirem ao palco para receberem a homenagem. 

De acordo com a prefeitura, o segundo dia da festividade superou o número de visitantes de todas as edições do evento. “Nós já batemos o martelo e garantimos a realização com entrada franca para a 20ª edição do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu. É uma parceria muito gratificante, nós ficamos muito honrados de cumprir com o compromisso do Sesc-MT com a população e os comerciantes mato-grossenses”, declarou o presidente Wenceslau Júnior diante da plateia. 

A presidente da Avicpox, Juscinete Souza Reis, reconhece o valor de unir forças pela realização da celebração. “Nosso objetivo é preservar e perpetuar a tradição da viola caipira. O Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu é a expressão máxima da nossa herança, que resiste há 19 anos. Toda parceria para a continuidade desse evento é bem-vinda, por isso só temos a agradecer ao Sesc e demais parceiros”, revelou. 

O Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reúne amantes da música caipira, músicos independentes e famílias que buscam opções de lazer na região. A 19ª edição contou com atrações nacionais, com as duplas Gino e Geno, Jads e Jadson e George Henrique e Rodrigo, além da Orquestra de Viola de Poxoréu e cerca de 20 violeiros que se apresentaram na Concha Acústica do Parque de Exposições do Sindicato Rural da cidade. 

Público fiel 

O morador de Primavera do Leste, Sérgio Klahm, está aproveitando a festividade pelo segundo ano consecutivo. Envolvido com o meio artístico e amante da boa música, ele parabenizou o Sistema Fecomércio-MT pela organização. “É muito satisfatório ver a moda de viola sendo celebrada. Ela está nas nossas veias, é o carro chefe. Um evento desse porte traz muito movimento para a cidade e acaba melhorando o comércio da região”, pontuou. 

Além de promover o evento em geral, a estrutura de palco e contratar artistas nacionais, neste ano o Sesc-MT levou ao evento o ‘Espaço Fecomércio-MT’. Com a temática rural, atividades interativas, cenário para fotos, plataforma giratória para vídeos, exposição sobre a fabricação da viola e exibição audiovisual, o ambiente atraiu grande parte do público.  

“A Fecomércio caprichou neste ano, mostrando para as pessoas como a viola é feita e qual a sua relevância. Esse tipo de ação é muito importante para a nossa cidade Poxoréu, pois informa tudo o que temos de mais bonito”, contou a poxorense Paula Alves, ao visitar o ‘Espaço Fecomércio’. 

Viola caipira é sorteada 

A conclusão do evento contou com a entrega de uma viola caipira à pequena Naomy Koyabagi, no último domingo, por vencer o concurso cultural que escolheu a melhor fotografia publicada na rede social pelo público. O presente do Sistema Fecomércio-MT foi entregue pelo diretor de Operações do Sesc-MT, Carlos Kempa. A mãe da ganhadora, Livia Koyabagi, agradeceu a oferta. “A Naomy tem nove anos, já é violeira e apaixonada pelo instrumento. Estamos muito felizes por ela ter ganhado esse presente lindo depois de aproveitar três dias de moda de viola”, disse Livia. 

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

Fonte: Da Assessoria

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas