Elias Alves de Andrade, de 74 anos, foi filmado matando o animal no bairro Jardim California.
O ex-vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ex-secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, de 74 anos, irá se apresentar até o fim desta semana na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) para prestar esclarecimentos sobre o vídeo em que aparece matando um gato com um machado.
O advogado do professor aposentado entrou em contato com a delegacia informando que irá apresentar o ex-reitor até a sexta-feira (26).
Elias foi filmado matando um gato com um machado no dia 15 deste mês, no bairro Jardim California, em Cuiabá. Na imagem, é possível ver o homem andando na rua e, em seguida, a gata aparece atrás de um carro aparentemente fugindo do suspeito com um machado em mãos.
Em seguida, o animal sai correndo e o homem arremessa o objeto, acertando a gata, que cai poucos metros à frente e agoniza até perder a vida. Por fim, ele pega o machado e vai embora.
A ação é tipificada como Crime de Maus Tratos acrescido do resultado de morte. A pena de reclusão, em caso de condenação, é de 2 a 5 anos.
Elias, que é natural de São Sebastião do Gil (MG), é professor aposentado, e foi vice-reitor da UFMT de 2004 a 2008. Ele se formou em 1973 em licenciatura plena em Letras – Português – Francês e respectivas literaturas, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.
Em 2007, ele completou doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (Universidade de São Paulo). Antes, no período de 2000 a 2004, ele foi diretor do IL (Instituto de Linguagens) da instituição.
Nos anos de 1978 a 1997, ele ocupou cargos na universidade como coordenador da Área de Ciências Humanas do Primeiro Ciclo de Estudos, foi pró-reitor de Ensino de Graduação e assessor de Relações Internacionais da Reitoria.
Fonte: ReporterMT