25.6 C
Mato Grosso
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeInternacionalPresidente do Irã morre, aos 63 anos, em acidente de helicóptero

Presidente do Irã morre, aos 63 anos, em acidente de helicóptero

Ebrahim Raisi voltava de viagem da fronteira com o Azerbaijão, onde inaugurou uma barragem; ele era presidente do Irã desde 2021

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu nesta segunda (20) vítima de um acidente com o helicóptero em que viajava. O chefe de Estado tinha 63 anos e era presidente do Irã desde 2021. Mais cedo, a televisão estatal confirmou que ele estava em uma aeronave que caiu na região de Varzaqan, no noroeste do país. Raisi e uma comitiva com o alto escalão do governo iraniano voltavam da cerimônia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão.

O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que sobrevoar a região é “impossível” devido às condições meteorológicas. No entanto, cerca de 73 equipes de resgate, drones e montanhistas haviam sido enviados ao local para realizar as buscas por terra, e os destroços da aeronave foram encontrados.

Inicialmente, pessoas ligadas ao governo afirmaram que se tratava de um “pouso de emergência”, mas após algumas horas passaram a tratar o caso como acidente.

“Equipes de resgate e drones foram enviados para a área, mas devido à impassibilidade da região, suas condições montanhosas e florestais, bem como condições climáticas desfavoráveis, especialmente neblina pesada, a operação de busca e resgate levará tempo”, informava a nota da agência estatal.

A mídia local iraniana destacou a dificuldade para encontrar o local do acidente. Isso porque, além da neblina, também chove forte na área, o que dificultou o deslocamento das equipes de resgate e buscas.

O ministro da Saúde do Irã, Bahram Einollahi, informou à TV estatal que todo o equipamento médico, incluindo ambulâncias, médicos especialistas e cirurgiões, foram enviados para a área do acidente para ajudar possíveis feridos.

Ao todo, o comboio do presidente incluía três helicópteros. Dois deles teriam pousado em segurança. Entre os membros da comitiva, estava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental Malek Rahmati e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.

Biografia

Ebrahim Raisi tinha 63 anos e era presidente do Irã desde 2021, quando venceu as eleições no país com 60% dos votos. Antes disso, ele teve uma longa carreira jurídica, onde ocupou cargos como chefe do Poder Judiciário do Irã, além de ter atuado como procurador-geral de Teerã.

PUBLICIDADE

Ebrahim Raisi, presidente do Irã(X/RAISI_COM)

Raisi ficou conhecido por posições conservadoras. Ele também é um membro do clero xiita, tendo estudado em seminários religiosos importantes no Irã. Ele era visto como um potencial sucessor do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

O sistema político do Irã é dividido entre a ala política e a religiosa. No entanto, é o aiatolá quem tem a palavra final sobre as decisões do país.

A eleição de Raisi como presidente foi marcada por controvérsias, tanto internas quanto internacionais, devido ao histórico dele de envolvimento em julgamentos e execuções em massa de prisioneiros políticos em 1988, um tema polêmico dentro e fora do Irã.

A relação do país com Israel também ficou mais tensionada durante o governo de Ebrahim Raisi. Nesse período, o Irã intensificou o enriquecimento de urânio, dificultou as inspeções internacionais e apoiou a Rússia na invasão da Ucrânia. Além disso, o país lançou ataques com mísseis e drones contra Israel durante o conflito em Gaza.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas