23.3 C
Mato Grosso
segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
HomeEconomiaPreços agrícolas caem em maio de 2023 e milho tem maior queda

Preços agrícolas caem em maio de 2023 e milho tem maior queda

Índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores de SP indica maiores quedas no milho, banana-nanica e carne bovina

O IqPR – índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas – fechou maio de 2023 em queda de 1,31%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Separados por grupos de produtos, tanto o índice de origem vegetal (IqPR-V) quanto o índice de origem animal (IqPR-A) apresentaram baixas, respectivamente de -0,71% e -2,87%.

Maiores quedas de preços
Entre as principais quedas observadas no mês de maio, o IEA destaca milho (-24,7%), banana-nanica (-9,63%) e carne bovina (-7,21%).

Em relação ao milho, o início das colheitas da safra de inverno em diferentes regiões tem acentuado a oferta que, junto ao montante acumulado com a produção no mercado internacional, têm colocado os compradores em situação baixista de preços.

No caso da banana-nanica, a redução do consumo com a aproximação do inverno adicionada a uma oferta regular posiciona os preços no campo quase 10% menores que abril.

Já a carne bovina, com o reflexo ainda da queda das exportações para a China desde fevereiro, apresentou uma expansão do produto no mercado nacional, reduzindo assim as cotações da arroba do boi gordo, explicam os pesquisadores.

Produtos em alta
Dos produtos que tiveram altas no período analisado, destacaram-se batata (+8,68%) e ovos (+4,90%). Para a batata, como reflexo da entressafra paulista e a menor oferta do produto do estado do Paraná, os preços recebidos pelos produtores aumentaram em maio no comparado com abril.

Já para os ovos, com um plantel em postura ainda defasado em relação à recuperação da demanda pós-pandemia de covid-19, os preços do produto nas granjas continuam ascendendo, melhorando a relação de troca do milho, principal item da ração das aves.

Acumulados nos últimos 12 meses
De maio de 2022 a maio de 2023, o IqPR registrou queda de 0,29%. Nesse intervalo, nove produtos que compõem a cesta tiveram reajustes positivos e sete apresentaram quedas.

Fonte: CANAL RURAL

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas