Pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (23.01), revela que 33,5% dos entrevistados têm mais inclinação a votar em candidatos a prefeito apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições municipais de 2024. Em contrapartida, 15,7% dos entrevistados indicaram maior probabilidade de votar em candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula já havia afirmado em um evento do PT no início de dezembro do ano passado, que a eleição deste ano se concentraria entre ele e Bolsonaro. “Sinceramente, acredito que essa eleição será mais uma vez Lula e Bolsonaro competindo nos municípios”, declarou o presidente.
Em Cuiabá, o PT, do presidente Lula, definiu em prévia partidária o nome do deputado estadual Lúdio Cabral para disputar a sucessão de Emanuel Pinheiro (MDB) na capital. O PL, de Bolsonaro, tem o deputado federal Abílio Júnior como pré-candidato nesta disputa.
A pesquisa também mostra que a maioria dos eleitores ainda não definiu em quem votar em outubro. Apenas 20,3% dos entrevistados afirmaram ter definido seu candidato. Enquanto isso, 42,6% esperam pela definição das candidaturas e início das campanhas eleitorais, e 28,1% planejam decidir na última semana antes do pleito.
Por Carlos Oliveira