Reportagem do MidiaNews esteve na unidade de conservação e constatou a precariedade
A sujeira e as deficiências estruturais do Parque das Águas, em Cuiabá
Inaugurado em 2016, o Parque das Águas, em Cuiabá, vive uma situação de abandono e precariedade, com muita sujeira, lixo, falhas estruturais e até mesmo falta de higiene, revelando a realidade preocupante para visitantes e funcionários. E apesar de ter sido construído ao redor de um lago, a unidade de conservação está há semanas sem água para serviços simples, como a limpeza dos banheiros.
O parque está sendo abastecido por caminhão pipa, é muito trabalho para pouco recurso
Quando foi inaugurado pela Prefeitura há oito anos, o local havia sido idealizado como um espaço familiar de lazer e oferecia uma infraestrutura que incluía pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, banheiros, um lago com diversas espécies aquáticas e uma fonte que proporcionava o show das águas. Contudo, tudo isso parece ter ficado no passado.
Nesta segunda-feira (4), a reportagem do MidiaNews esteve no parque, que fica na região do Centro Político e Administrativo, e constatou a precariedade das instalações.
Uma funcionária de limpeza, que preferiu não ser identificada, compartilhou detalhes sobre a situação. Segundo ela, a bomba de água foi retirada para conserto há aproximadamente dois meses e, desde então, o parque está sem abastecimento.
“Não tem água em lugar nenhum. Aqui, o único bebedouro que existe está seco, e não têm água para lavar os banheiros”, lamentou. O abastecimento, que depende de caminhões-pipa, não é suficiente para atender a demanda. “Só vem uma vez, e o que chega é utilizado para limpar os banheiros. É muito trabalho para pouco recurso”, explicou.
O cenário se agrava com a sujeira acumulada e a falta de manutenção. Os banheiros, descritos pela funcionária como “um absurdo”, estão frequentemente sujos e em condições precárias. “O cheiro é insuportável, você sente mesmo de longe”, lamentou.
A situação piora nos fins de semana, quando o parque recebe um grande número de visitantes. “Mesmo sem água, o povo vem e o banheiro fica imundo. Tinha até roupas íntimas jogadas lá”, contou.
“No último fim de semana, o parque estava lotado, e os banheiros estavam em condições deploráveis. Tinha fezes nas paredes. Era como se o lugar tivesse sido abandonado”, descreveu a funcionária.
Ela comentou que muitos frequentadores, mesmo cientes da falta de higiene, ainda assim visitam o parque. “As pessoas vêm, mas não têm ideia do que estão enfrentando. O banheiro estava um caos, e eu tinha que limpar tudo isso sem água”, desabafou.
O tradicional show das águas, com sua fonte luminosa e jatos coloridos, também está parado há meses, tornando-se apenas uma lembrança do que foi planejado para ser um espetáculo noturno para as famílias.
A segurança também é uma preocupação crescente. O parque, que deveria ser um espaço seguro, tem se tornado um local vulnerável.
A funcionária relatou que o show das águas está inativo há meses porque cabos e fios foram roubados, possivelmente por dependentes químicos.“Eles roubaram os fios, levaram tudo. A fonte está ali parada, sem uso, e o lago está com nível de água baixo”
O lago, que abriga peixes, patos, aves, tartarugas, capivaras e jacarés, também sofre com o acúmulo de lixo. Os animais, em vez de viverem em um ambiente limpo e saudável, agora fazem ninhos entre o lixo acumulado e se adaptam ao esgoto. “Os patos e as capivaras estão se virando com o que têm, mas é triste ver isso. O lixo tomou conta do espaço que deveria ser deles”, comentou a funcionária.
A reportagem se deparou com esgoto a céu aberto ao lado da pista de caminhada, onde parte do solo está desmoronando. Além dos banheiros sujos e da falta de água, o MidiaNews encontrou muito lixo pelo local todo, inclusive dentro do lago, além de pixações, erosões e buracos na pista de caminhada
O parque, que nasceu com a proposta de proporcionar lazer e qualidade de vida aos cuiabanos, hoje reflete o descaso e a ausência de manutenção constante tornando o ambiente pouco acolhedor. Enquanto o Parque das Águas, que já foi um símbolo de lazer e bem-estar, se deteriora, a expectativa da população é de que as autoridades locais tomem medidas para restaurar o parque. Frequentadores e funcionários desejam ver de volta um espaço onde possam desfrutar de um ambiente limpo, seguro e acolhedor.
A Prefeitura de Cuiabá foi procurada pelo MidiaNews e se pronunciou por meio de nota. Leia abaixo:
“A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), informa que uma bomba do poço artesiano que abastece o Parque das Águas apresentou problemas e queimou. Como medida emergencial, o local está sendo abastecido com água servida por caminhões-pipa, que não é potável e está sendo utilizada exclusivamente para o funcionamento dos banheiros, irrigação da vegetação e limpeza do local. A substituição da bomba já foi providenciada, e a instalação ocorrerá nesta sexta-feira (8), restabelecendo o abastecimento regular do espaço.
Com relação à limpeza do local, a Limpurb explica que o espaço é atendido diariamente por equipes de serviços urbanos. No entanto, frequentemente há descarte irregular de lixo, tanto nas pistas de caminhada quanto no próprio lago.”
Fonte: MidiaNews