21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeBem estarOrganizar o seu tempo: o primeiro passo para cuidar da saúde mental

Organizar o seu tempo: o primeiro passo para cuidar da saúde mental

Da Isto É

Você já parou para pensar que hoje se fala muito em saúde mental? Muita coisa mudou nos últimos 10 anos e as pessoas começaram a olhar com mais atenção, principalmente desde a pandemia. Neste artigo, aprenda como organizar seu tempo para cuidar melhor da sua saúde mental.

Devido à crescente pressão com a vida pessoal, social e profissional, a prioridade da saúde mental não deve ser negociável, pois a mente é o nosso bem precioso do qual devemos cuidar. 

O aumento do estresse, da ansiedade e da depressão caminham gradativamente de mãos dadas e são fatores que podem tornar o gerenciamento do tempo desafiador, pois a rotina de cada pessoa é diferente, principalmente quando há uma extensa lista de tarefas a serem realizadas diariamente.

Estas tarefas podem sobrecarregar, gerando uma estreita relação entre o bem-estar psicológico e a gestão do tempo, desencadeando assim transtornos mentais. 

O que posso fazer para começar a organizar o meu tempo?

Primeiramente, é importante reconhecer a sobrecarga e procurar formas de encontrar esse equilíbrio entre o bem-estar físico e mental. Veja a seguir alguns exemplos essenciais que você pode implementar e te ajudar nesse novo você:

  • Lista de prioridades: o primeiro passo é fazer uma lista de prioridades com todas as atividades que realizará durante cada dia da semana. Estabelecer metas fará com que você se acostume com a rotina e se sinta mais organizado;
  • Despertador: o despertador pode ser uma ótima alternativa para organizar seus horários, até como forma de lembrete. Além de ser o padrão ideal para te acordar na hora certa todos os dias;
  • Calendário do google: o preferido de todos não poderia faltar, ele reúne seus compromissos pessoais e profissionais em um só lugar. Além de agendar e compartilhar eventos e reuniões;
  • Dormir bem: ter uma boa noite de sono é fundamental para realizar todas as tarefas sem cansaço e mau humor. Dormir bem é um processo biológico para o bom funcionamento do corpo, sendo o ideal 7 a 8 horas por dia;
  • Se exercitar: não é segredo que o exercício físico fortalece o corpo e a mente. É essencial incluir exercícios em sua rotina pelo menos três vezes por semana, assim fica mais fácil administrar seu tempo. Afinal, o sedentarismo gera indisposição, o que gera problemas de saúde e outras situações desagradáveis;
  • Momentos de lazer: sempre acreditamos que temos pouco tempo para realizar tudo o que desejamos, devido à rotina de trabalho e estudo. Mas se reservarmos de 30 minutos a 1 hora do nosso dia para realizar coisas que promovam o nosso bem-estar, é melhor que nada. Separe esse tempo por dia para ver um filme, fazer uma comida gostosa, meditar, ler, entre outras atividades prazerosas para você. 

Comece com as coisas simples mencionadas acima e implemente-as no seu dia a dia, provavelmente em alguns dias você se sentirá mais aliviado. Vale ressaltar que, caso sua saúde mental tenha atingido um nível que você não consegue controlar, por qualquer motivo, procure um psiquiatra para um diagnóstico preciso o quanto antes.

Caso você tenha interesse em mais temas relacionados, não deixe de ler o artigo do nosso colunista Dr. Pedro RosaMédico Psiquiatra, que dá ênfase à neurociência e a mudança de paradigma. Clique aqui e comece a entender melhor sobre o seu desenvolvimento emocional.

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e é supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas