21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeMundoOnda massiva e misteriosa de energia vinda de parte vazia do espaço...

Onda massiva e misteriosa de energia vinda de parte vazia do espaço é detectada por cientistas

‘O que está acontecendo?’, questionou um dos autores do artigo sobre a onda energética vinda de fronteira da Via Láctea

Astrônomos detectaram partículas de uma energia extremamente rara e intensa que atinge a Terra e se surpreenderam ao descobrir que ela vem de uma parte aparentemente vazia do Universo.

A onda, nomeada em homenagem à figura mitológica solar japonesa Amateratsu, é uma das mais fortes já catalogados pelos pesquisadores. No entanto, pouco se sabe sobre ela e também se desconhece como teria surgido.

Segundo o jornal The Guardian, os cientistas explicam que apenas os eventos cósmicos mais poderosos, muito maiores que a explosão de uma estrela, são capazes de produzir tais partículas energéticas.

No entanto, Amateratsu teria vindo do “Vazio Local”, uma área vazia do espaço que está na fronteira da Via Láctea.

“Se traçamos a sua trajetória até a origem, não há nada suficientemente energético para produzi-la. Esse é o mistério, o que está acontecendo?”, disse o professor John Matthews, coautor do artigo publicado na revista Science que descreve a descoberta.

“Quando vi pela primeira vez esse raio cósmico de energia ultra-alta, pensei que devia ter havido um erro, pois mostrou um nível de energia sem precedentes nas últimas três décadas”, afirmou Toshihiro Fujii, professor da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão.

Um bom candidato para essa liberação seria um buraco negro supermassivo no centro de outra galáxia que expele prótons, elétrons e nêutrons a distâncias absurdas com uma velocidade próxima à da luz.

Outra teoria seria que, por causa de a energia ser muito alta, a deflexão magnética seria muito maior do que a prevista, então ela estaria vindo de outro lugar.

Os astrônomos estão se baseando em pesquisas relacionadas à partícula Oh-My-God, o raio cósmico mais poderoso já registrado, captado em 1991.

Enquanto Amateratsu tem uma energia superior a 240 exa-elétron-volts (EeV), milhões de vezes mais do que as partículas produzidas no Large Hadron Collider, o acelerador mais poderoso já construído, Oh-My-God chegou a 320 EeV e também não tinha uma fonte clara.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas