32.8 C
Mato Grosso
domingo, junho 16, 2024
spot_img
HomeMato GrossoOnda de calor tem data para acabar em MT; temporal vai "virar...

Onda de calor tem data para acabar em MT; temporal vai “virar o tempo”

A nova onda de calor tem assolado Mato Grosso e a Capital está registrando temperaturas máximas acima de 40 graus, que devem continuar até o final de semana. As previsões apontam que a chegada de temporais, no domingo (19), vão derrubar as temperaturas e enfim o calorão deve dar trégua na próxima semana.

Conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho de onda de calor que atinge todo o Estado deve durara até sexta-feira (17). Nesse período, a temperatura fica cerca de 5 graus acima da média. Ainda assim, o calor pode persistir também no fim  de semana, quando os termômetros podem chegar a 43 graus. 

Com a elevação da umidade, zonas de instabilidades persistem em todo o Estado mantendo as temperaturas elevadas com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, ma so calor continua. A exceção fica no sudoeste do Mato Grosso, onde não há previsão de pancadas de chuva.

A virada de tempo deve ser registrada entre domingo e segunda-feira, quando a passagem de uma frente fria pelo Sudeste favorece a canalização da umidade sobre o Centro-Oeste, o que aumenta a nebulosidade ao longo do dia e chuva pode chegar com forte intensidade. 

Conforme a agência ClimaTempo, ainda nesta quinta-feira (16), previsões indicam a chance de pancadas de chuva à tarde, com noite de céu aberto. Rajadas de vento de cerca de 12 km/h podem ser registradas e a umidade relativa do ar pode chegar a 43%. Ainda assim, o calor continua e os termômetros podem marcar máxima de 43 graus. Na sexta-feira (17), haverá sol com aumento de nuvens de manhã, seguido de pancadas de chuva à tarde. À noite o céu fica aberto. As temperaturas variam entre 29 e 41 graus, com umidade relativa do ar em 48%.

No sábado (18), o dia terá sol entre nuvens, mas não há previsão de chuva. As rajadas de vento podem chegar a 27 km/h, com umidade em 45%. A temperatura máxima pode chegar a 40 graus. Já no domingo (19), o sol aparece entre nuvens a maior parte do dia, com chance de chuvas à tarde e à noite, a precipitação pode chegar a 15 mm, com ventania de ate 12 km/h. A umidade pode chegar a 64%.

E na segunda-feira (20), o dia começa ensolarado, seguido de períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora, o acumulado do dia pode chegar a 20 mm. A umidade eleva para 83% enquanto os termômetros caem drasticamente, ficando entre 27 e 32 graus.

Por THAÍS BEMFICA

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas