20.7 C
Mato Grosso
domingo, junho 23, 2024
spot_img
HomeNacionalOnda de calor se intensifica, e capitais podem bater recorde de temperatura

Onda de calor se intensifica, e capitais podem bater recorde de temperatura

A capital do Mato Grosso, Cuiabá (MT), enfrentará altas nos termômetros, que podem chegar aos 41ºC

A onda de calor intensa que atinge o país nesta semana continuará a elevar as temperaturas no Brasil neste sábado (23). Confira a previsão do tempo para a sua cidade.

O dia que marca o início da primavera e fim do inverno terá forte calor desde as primeiras horas da manhã. O céu ensolarado prevalecerá em boa parte do país.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu o alerta vermelho – de grande perigo – para 11 estados e o Distrito Federal, na sexta-feira (22).

Segundo o Climatempo, há a expectativa de que São Paulo e Curitiba ultrapassem os 38ºC e 35,5º, respectivamente, ao longo deste final de semana — alcançando as maiores temperaturas da história das cidades.

Porém, neste sábado, São Paulo estará um pouco mais “fresca”. Os termômetros registram temperatura mínima de 19°C na madrugada e máxima de 36°C. Não há previsão de chuva, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).

Em Curitiba (PR), o calor continua escalando e pode chegar a 33ºC, com mínima de 17ºC. Ainda no Sul do Brasil, Florianópolis (SC) tem temperaturas mais amenas, com máxima de 28ºC.

A capital do Mato Grosso, Cuiabá (MT), enfrentará altas nos termômetros, que podem chegar aos 41ºC. A mínima na cidade localizada no Centro-Oeste será de 24ºC ao longo da madrugada.

No Rio de Janeiro, a expectativa é de praias lotadas da zona oeste a zona sul, com máximas de 34ºC.

Veja máximas que podem ser registradas em outras capitais no fim de semana:

Rio Branco (AC): 34°C
Manaus (AM): 35°C
Porto Velho (RO): 37°C
Boa Vista (RR): 35°C
Belém (PA): 36°C
Fortaleza (CE): 32°C
Teresina (PI): 39°C
Natal (RN): 30°C
João Pessoa (PB): 29°C
Recife (PE): 30°C
Maceió (AL): 28°C
Aracajú (SE): 29°C
Salvador (BA): 28°C
Vitória (ES): 33°C

Massa de ar quente e seco
Segundo o CGE, a semana vai terminar com o fortalecimento da massa de ar quente e seco em grande parte do país. Essa condição de calor e tempo seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente de desidratação.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas