Com a atuação de um sistema de alta pressão no interior do Brasil, o Centro-Oeste enfrentará uma nova onda de calor já a partir desta sexta-feira (15), o que elevará as temperaturas consideravelmente. Cuiabá deve ter três dias consecutivos de temperaturas acima de 40 graus e estará entre as capitais mais quentes do Brasil.
Essa onda de calor ‘estaciona’ sobre o Centro-Oeste já nesta sexta, reduzindo a intensidade das chuvas e elevando as temperaturas. Ainda há a possibilidade de pancadas de chuva isoladas e passageiras, mas o calor predomina a maior parte do tempo.
Conforme a agência ClimaTempo, Cuiabá, assim como as demais capitais do centro-oeste, Goiânia e Campo Grande, estará entre as mais quentes do país.
Durante esse período, que segue até domingo (17), a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorolia (Inmet) emitiram alertas laranja de perigo para Onda de Calor, com temperatura até 5 graus acima da média por período de 03 até 05 dias.
Segundo previsões, na sexta-feira haverá sol com aumento de nuvens de manhã, seguida de pancadas de chuva isoladas à tarde. À noite o tempo fica aberto. A umidade relativa do ar chega a 69%, com rajadas de ventos de 10 km/h. Os termômetros variam entre 27 e 40 graus.
No sábado (16), a máxima sobe para 41 graus, com mínima de 28 graus. O sol aparece o dia todo com poucas nuvens, mas não há previsão de chuva. O que faz a umidade cair para 35%. E no domingo (17), novaente as temperaturas oscilam entre 27 e 41 graus, com nova quinda na unmidade do ar que deve chegar a 29%. O dia será ensolarado, sem chance de chuva.
Por THAÍS BEMFICA