20.7 C
Mato Grosso
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
HomeEconomiaNova regra fiscal reduziu parte da incerteza do cenário econômico, diz ata...

Nova regra fiscal reduziu parte da incerteza do cenário econômico, diz ata do Copom

Esta foi a primeira reunião do Copom depois que o marco fiscal foi trazido a públicoREUTERS/Ueslei Marcelino

Recado foi divulgado na manhã desta terça-feira (9), em relatório no qual o Copom detalhou o cenário econômico considerado em sua decisão na semana passada; taxa Selic foi mantida em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou, nesta terça-feira (9), que a apresentação da nova regra fiscal e a reoneração dos combustíveis reduziram parte das incertezas do cenário econômico.

“A apresentação do arcabouço fiscal reduziu a incerteza associada a cenários extremos de crescimento da dívida pública. O Comitê seguirá acompanhando a tramitação e a implementação do marco fiscal apresentado pelo governo e em apreciação no Congresso”, afirmou o comitê na ata de sua última reunião, na semana passada. O documento reitera, ainda, que “não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a aprovação do novo marco fiscal”.

O recado foi dado em ata divulgada nesta manhã, na qual o Copom detalhou o cenário econômico considerado na decisão de quarta-feira passada para a manutenção da Selic em 13,75% ao ano. O relatório complementa o comunicado que o colegiado já publica logo após anunciar os novos juros, no mesmo dia em que houve o anúncio da manutenção da taxa básica de juros.

“Por um lado, a desoneração dos combustíveis e, principalmente, a apresentação de uma proposta de arcabouço fiscal reduziram parte da incerteza advinda da política fiscal. Por outro lado, a conjuntura, caracterizada por um estágio em que o processo desinflacionário tende a ser mais lento em ambiente de expectativas de inflação desancoradas, demanda maior atenção na condução da política monetária”, afirma a ata

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas