28.1 C
Mato Grosso
domingo, abril 21, 2024
spot_img
HomeAgronegócioMT bate recorde de esmagamento de soja: 936.744 mil toneladas

MT bate recorde de esmagamento de soja: 936.744 mil toneladas

O ano de 2024 começou com um marco histórico para o agronegócio de Mato Grosso: o esmagamento de soja atingiu um recorde em janeiro, com o processamento de 936.744 mil toneladas. O resultado representa um aumento de 10,74% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,41% em comparação com dezembro de 2023.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), isso se deu graças à antecipação da colheita do grão, a inauguração de novas indústrias no estado e a queda nos preços da soja.

Quanto à margem bruta de esmagamento, o indicador apresentou um aumento notável de 38,60% em relação a dezembro, estimado em R$ 521,67 por tonelada. Apesar da redução nos preços do farelo e do óleo de soja no último mês, o valor da soja em grão teve uma desvalorização mais expressiva em comparação com os subprodutos, resultando no crescimento da margem das esmagadoras.

O IMEA conclui destacando que, na primeira quinzena de fevereiro, os valores da soja em grão mantiveram uma tendência baixista, o que pode impactar na margem bruta e no ritmo de esmagamento no estado.

Com informações do Portal do Agronegócio

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas