24 C
Mato Grosso
segunda-feira, dezembro 2, 2024
spot_img
HomeJustiçaMinistério Público pede ao TCU levantamento sobre eficácia da ‘saidinha’ temporária de...

Ministério Público pede ao TCU levantamento sobre eficácia da ‘saidinha’ temporária de presos

Na semana passada, Lula sancionou com veto a lei que restringe ‘saidinha’ de detentos, mantendo benefício para presos verem famílias

O Ministério Público pediu ao Tribunal de Contas da União que realize levantamento acerca da eficácia e efetividade do benefício de saída temporária concedido a presos do regime semiaberto. O MP também pede que seja feito um estudo comparativo entre os estados a fim de conhecer e avaliar aqueles que possuem melhor índice de retorno dos detentos de modo a compartilhar boas práticas com demais estados.

Segundo o MP, há um grande número de notícias informando que não há retorno dos detentos. ”O tribunal deve encaminhar as conclusões ao Congresso Nacional a fim de fornecer subsídios para sua tomada de decisão acerca da manutenção ou não do recente o veto presidencial ao projeto de lei que proíbe as saídas temporárias”.

Na semana passada, o presidente Lula sancionou com veto a lei que restringe ‘saidinha’ de presos, aceitando uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

“A cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, entendo salutar a atuação dessa Corte sobre o assunto diante da possibilidade de o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Lula ao projeto de lei que proíbe as saídas temporárias. Tal medida traria subsídios e maiores informações a fim de uma tomada de decisão informada e consciente pelos parlamentares”, disse o procurador Lucas Furtado.

A “saidinha”, termo popularmente usado no Brasil, refere-se oficialmente ao benefício de saída temporária concedido a presos do regime semiaberto. Este benefício está previsto na Lei de Execução Penal.

A saída temporária é um direito concedido aos presos que cumprem pena em regime semiaberto, que tenham bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto da pena total, se forem primários, ou um quarto, se reincidentes. Este benefício permite que o preso saia da instituição prisional por um curto período, com a finalidade de visitar a família, estudar ou trabalhar.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas