29.5 C
Mato Grosso
segunda-feira, abril 22, 2024
spot_img
HomePolíticaMauro encaminha à Assembleia pedido de empréstimo de 180 milhões de dólares

Mauro encaminha à Assembleia pedido de empréstimo de 180 milhões de dólares


O governador Mauro Mendes (União Brasil) encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa pedindo autorização para o Estado contrair um empréstimo de 180 milhões de dólares, o equivalente a 927 milhões de reais, junto ao BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), com o governo federal como garantidor.

Nos primeiros cinco anos, o Estado teria carência. A partir daí, a quantia seria paga em 20 anos.

A proposta do Estado é investir 100 milhões de dólares em políticas pedagógicas para melhorar o índice de aprendizagem das escolas públicas, conforme previsto no programa “Aprendizagem em Foco Mato Grosso”.

Outros 80 milhões de dólares serão investidos na agricultura familiar conforme projeto de desenvolvimento sustentável idealizado pelo Executivo para contemplar o setor.

A tendência é que o projeto seja aprovado em primeira votação na sessão desta quarta-feira (10), diante da maioria dos 24 deputados estaduais integrarem a base aliada do Palácio Paiaguás.

Deputados do bloco governista se manifestaram previamente favoráveis ao empréstimo. Um dos argumentos é que as contas públicas estão equilibradas e não haverá comprometimento financeiro com o pagamento das parcelas que ficarão a cargo dos próximos governadores que serão eleitos.

A oposição composta pelos deputados do PT, Lúdio Cabral e Valdir Barranco, trabalham a ideia de convocar os secretários Rogério Gallo e Allan Porto (Fazenda e Educação) para apresentação do cronograma de investimentos que serão realizados pelo Estado com o dinheiro do empréstimo e o impacto financeiro nas contas públicas.

Fonte: ReporterMT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas