Com a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá confirmada, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) rebateu o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na manhã desta quinta-feira (31) ao comentar o processo de definição oficial da Federação Brasil da Esperança sobre o candidato do grupo em 2024. Disse que nenhuma ingerência não deve ser aceita. Além do PT, a federação é formada pelo PV e PCdoB.
“Com todo o respeito ao prefeito de Cuiabá, nós não podemos ter nenhuma ingerência na Federação, embora o vice-prefeito e a primeira-dama sejam do PV”, comentou o deputado, em coletiva de imprensa, quando questionado sobre a possível interferência do emedebista. Emanuel havia dito que o nome teria que passar pelo clã dos Pinheiros, uma vez que a primeira-dama Marcia Pinheiro, do PV, “segurou o palanque do presidente Lula” em Mato Grosso”.
Depois que decidiu permanecer na prefeitura, por conta do cenário adverso para entrar na disputa, o prefeito foi o principal articulador da candidatura de Marcia ao governo em 2022. Agora, indo para o último ano de mandato, defende fortemente o vice, José Roberto Stopa, também do PV.
Embora reconheça a legitimidade de Stopa ser um pré-candidato, Lúdio tece críticas ao projeto de continuidade que o vice representa para Cuiabá. Critica também à composição da chapa encabeçada por Marcia no ano passado, que segundo ele, tinha poucas chances eleitorais. “Na eleição passada, o desenho da chapa que construímos não nos permitiu alcançar o potencial eleitoral que nós teríamos”.
Ao mesmo tempo que faz a defesa de Stopa, o prefeito e seu filho, deputado federal Emanuelzinho, já defendem a migração do vice para o MDB, prevendo a prioridade que o PT deve requerer nas candidaturas municipais em capitais brasileiras. “O PT em Cuiabá é oposição ao atual prefeito, temos uma leitura crítica da realidade em Cuiabá e o PT vai se posicionar no campo da mudança, da construção de um projeto novo para a cidade, de mudança”.
“Para além dessa questão de articulação dos partidos, há a realidade que a população de Cuiabá vivencia hoje: muita dificuldade para ter os seus direitos realizados no município. Muitos problemas estruturais que são crônicos ainda não superados e o principal deles é a Saúde”.
No entanto, apesar de Lúdio colocar o PT na oposição à gestão de Emanuel, vale descatar que o presidente do diretório regional, Valdir Barranco (PT), é muito próximo do prefeito, chegando a defendê-lo em vários momentos e já teve sua esposa lotada na Prefeitura de Cuiabá.
Por Renan Marcel