28.3 C
Mato Grosso
quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img
HomeDiário TVHomem invade aeroporto e quase é atingido por hélice de avião

Homem invade aeroporto e quase é atingido por hélice de avião

Cena foi registrada em vídeo por tripulantes da aeronave que se preparava para decolar. Pilotos desligaram os motores para evitar uma tragédia

“Esse gajo (sujeito) não bate bem, ele vem aqui em direção ao nosso avião”.

A frase pronunciada por um tripulante que estava na cabine de um modelo ATR resume a cena tão inusitada quanto perigosa, registrada no Aeroporto de Soyo, distante 440 km de Luanda, capital de Angola, no continente africano.

No vídeo gravado por outro tripulante, o homem surge na pista do aeroporto correndo em direção ao avião, que estava com os motores ligados, prestes a decolar. Na gravação, pode-se ouvir uma tripulante implorar: “Sai, vai embora”.

O desespero fica maior quando o homem se aproxima da hélice do motor número 1, localizada do lado esquerdo da aeronave.

Atônito, um dos pilotos parece reportar a cena à torre: 

“Ele veio perto do nosso avião, nós tivemos que cortar (desligar) um motor, cortamos o motor esquerdo por causa disso, porque ele vinha em direção às hélices”.

O homem para bem próximo da hélice, que se estivesse na rotação original pré-decolagem, poderia causar um acidente fatal.  

Depois de algum tempo, outro homem, que aparenta ser um segurança do aeroporto, surge e inicia uma perseguição a pé contra o invasor, que corre em direção à saída do terminal. 

A fragilidade estrutural do aeroporto é de conhecimento público: em 2019, reportagens locais davam conta de que o Aeroporto “Comandante Ndozi”, na cidade do Soyo, província do Zaire, pode deixar de receber aeronaves de médio e grande porte, a qualquer momento, por insegurança na pista, que ficou descoberta com a danificação da rede de vedação.

“Os aeroportos do Soyo e de Cabinda apresentam muitas irregularidades em termos de segurança, o que representa um grande perigo à navegação aérea”, justificou à época um porta-voz do Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic).

Com uma pista de 2.100 metros de comprimento e 45 de largura, o Aeroporto do Soyo, segundo a Angop, “registrou recentemente três incidentes, sem registo de vítimas humanas”.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas