17.6 C
Mato Grosso
domingo, julho 21, 2024
spot_img
HomeMato GrossoFrio de verdade ainda nem chegou, confira a previsão e como será...

Frio de verdade ainda nem chegou, confira a previsão e como será o inverno que chega dia 21

Mato-grossenses precisaram tirar os casacos dos armários nesta última semana, uma das mais frias do ano até agora. As baixas temperaturas surpreenderam, especialmente por acontecer ainda no outono. Esse fenômeno é conhecido como ‘inverno astrônomico’, que marca a transição entre o final da estação e o começo do inverno, marcado para o dia 21 de junho. 

Em entrevista a reportagem, o meteorologista Mamedes Luiz Mel, afirmou que as temperaturas tendem a baixar entre maio e junho quando ocorre a triagem das massas polares, fazendo ainda que as primeiras semanas sejam as mais geladas do ano.

“Entre maio e junho, o frio começa a acontecer. Essas massas de ar polares estão passando por uma triagem, resultando em dias mais frios”, disse o profissional.

Agora, segundo ele, o frio intenso registrado na semana não terá a mesma intensidade durante o inverno. Conforme pesquisa realizada pelo site MetSul Meteorologia, o inverno, ao contrário dos últimos anos, deve ser mais escasso e o frio deverá ocorrer em menor escala.

“Não são todas as massas de ar polares que vão chegar em Mato Grosso. É uma ou outra, nós estamos aí com o El Ninõ no radar, então se espera que algum frio ainda poderá acontecer, mas já adiantando que não será esse como esse frio intenso que aconteceu agora”, pontuou o Mamedes.

Cidades de Mato Grosso registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, como foi em Chapada. Na quarta, o termometro marcou 7ºC. Em cuiabá, que é considerada uma das capitais mais quentes do país, a marca foi de 9ºC. 

Por Vithoria Sampaio

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas