27.4 C
Mato Grosso
terça-feira, outubro 8, 2024
spot_img
HomeAgronegócioFim de acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia pode encarecer o...

Fim de acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia pode encarecer o pão

Rovena Rosa/Agência Brasil

Decisão de suspender acordo que permitia exportação de grãos ucranianos pode aumentar o preço do trigo

O brasileiro pode pagar mais caro pelo pãozinho e massas nos próximos meses. Após a Rússia suspender acordo com a Ucrânia, que permitia exportação de grãos ucranianos, o preço do trigo pode aumentar e ser repassado a seus derivados.

A Rússia afirmou, nesta segunda-feira (17), que não vai prolongar o acordo de exportação de grãos ucranianos, horas após um ataque de drones navais a uma ponte estratégica que liga o território do país à península anexada da Crimeia.

O acordo, negociado pelas ONU e pela Turquia em julho passado, tinha o objetivo de aliviar uma crise global de alimentos, permitindo que os grãos ucranianos bloqueados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia fossem exportados com segurança. Ele havia sido prorrogado várias vezes, mas deveria expirar nesta segunda.

A Iniciativa de Grãos do Mar Negro permitiu que 36,2 milhões de toneladas de grãos fossem exportadas da Ucrânia desde agosto, mais da metade para países em desenvolvimento, de acordo com o Centro de Coordenação Conjunta em Istambul.

Para Leonardo Paz, pesquisador do FGV NPII (Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas), a suspensão poderá impactar o preço do trigo. 

“A medida pode ter impacto no Brasil e afetar o bolso do brasileiro. Na época do acordo, para ter uma referência, o preço dos grãos, na média, caiu no mercado global mais ou menos 20%. Então, é de se esperar que a gente comece a assistir um aumento dos preços de alguns desses grãos. No caso do Brasil, especialmente, o trigo, que afeta muito a cadeia, como o pão”, afirma o pesquisador.

Fonte: R7

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas