31.9 C
Mato Grosso
quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeAgronegócioFalta de umidade no solo ainda atrapalha plantio de soja em Mato...

Falta de umidade no solo ainda atrapalha plantio de soja em Mato Grosso

Soja – Foto: Leandro Balbino/ Canal Rural MT

Semeadura da soja avançou 13,27 pontos percentuais na semana, contudo o ritmo permanece abaixo da média das últimas cinco safras

Os trabalhos nas lavouras de soja em Mato Grosso permanecem com ritmo abaixo da média dos últimos cinco anos e em relação ao ano passado. A irregularidade das chuvas e a ausência de umidade no solo seguem atrapalhando a semeadura nesta safra 2023/24. Até o dia 3 de novembro 83,32% dos cerca de 12,2 milhões de hectares destinados ao ciclo estavam semeados.

A média dos últimos cinco anos, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é de 88,61% da área de soja semeada no estado nesta época. Já na temporada 2022/23 os produtores haviam plantado 93,57% da área até 4 de novembro.

A situação nas lavouras mato-grossenses já é considerada preocupante. Enquanto alguns produtores aguardam as chuvas para retomar os trabalhos parados, chegando a cerca de 15 dias com as máquinas paradas em algumas propriedades, outros calculam a extensão a ser replantada e os custos extras. As preocupações no replantio se estendem ainda quanto a disponibilidade de sementes para esta nova semeadura.

Do Canal Rural

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas