31.9 C
Mato Grosso
quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeGeralEstudante de direito morre após engasgar com lanche e sofrer parada cardíaca...

Estudante de direito morre após engasgar com lanche e sofrer parada cardíaca em MT

Jeniffer da Silva Moreira, de 19 anos, estava em casa com a família quando ocorreu o incidente. A jovem deixa a mãe, duas irmãs e o namorado, com quem estava de casamento marcado.

Uma estudante de 19 anos morreu após se engasgar com um lanche e sofrer uma parada cardíaca, nessa segunda-feira (18), em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Jeniffer da Silva Moreira era aluna da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e cursava o segundo semestre de direito.

Em nota, a Unemat lamentou a morte da universitária e decretou lute de três dias. As atividades no campus Alta Floresta foram suspensas.

Segundo o Hospital Regional de Alta Floresta, a jovem deu entrada na unidade em decorrência do engasgo na noite de domingo (18). No entanto, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Ao g1, o noivo da jovem, Victor Farias, de 23 anos, contou que Jeniffer e a família saíram da igreja e passaram em uma lanchonete para comprar uma refeição e comer em casa, onde ocorreu o engasgo.

“Quando a Jeniffer foi comer, começou a engasgar. A mãe dela logo percebeu e fez os primeiros socorros, mas quanto mais ela tentava respirar, acredito que ela entalava mais ainda. Tampou todas as vias respiratórias dela”, disse.

Segundo Victor, a família mora na região do Cidade Alta, enquanto o hospital fica no centro do município, o que, mesmo com a agilidade dos familiares, aumentou o tempo de socorro. “Foram cerca de oito minutos até chegarem no hospital”, ressaltou.

Já na unidade de saúde a estudante foi internada às pressas, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Jeniffer da Silva Moreira deixa familiares e amigos — Foto: Instagram/reprodução

Jeniffer da Silva Moreira deixa familiares e amigos — Foto: Instagram/reprodução

Jeniffer deixa a mãe, duas irmãs e o namorado, com quem estava com o casamento marcado para agosto do ano que vem.

“Estávamos juntando dinheiro e até já tínhamos escolhido um local [para o casamento]”, disse Victor.

Engasgo: como agir

Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Ele pode ocorrer com qualquer um, em qualquer idade, mas algumas pessoas são mais propensas, como pessoas com apneia do sono, doenças degenerativas, pessoas que tomam líquido muito rápido e que comem muito rápido, sem mastigar direito.

Os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida durante processo de engasgo e a Manobra de Heimlich é uma técnica que pode ser aplicada nesses casos, seja crianças ou adultos. Após os primeiros socorros, a orientação é levar a vítima ao hospital mais próximo.

Fonte: G1 MT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas